Bandeira do Egito

A bandeira egípcia é composta por três faixas horizontais nas cores vermelha, branca e preta. No centro tem um brasão. Veja abaixo mais informações.

Bandeira do Egito hasteada
Bandeira do Egito hasteada

 

Como é (dados e informações importantes)

 

A bandeira nacional do Egito possui formato retangular. Ela é composta por três listras horizontais de mesmo tamanho. A listra superior é na cor vermelha, a do meio na cor branca e a inferior na cor preta. No centro da bandeira (dentro da faixa branca) há o brasão do Egito (a águia de Saladino) na cor amarela (dourado).

 

Proporção oficial

 

A proporção da bandeira de egípcia é de 2:3. Por exemplo, se ela tiver 2 metros de largura, deverá ter 3 metros de comprimento.

 

Data de adoção

 

A bandeira nacional do Egito foi adotada como símbolo nacional do país em 5 de outubro de 1984.

 

Significado das cores:

 

- O vermelho simboliza a história do país, fazendo referência ao período (século XIX) em que o Egito fazia parte do Império Otomano. Nesta época, a bandeira egípcia tinha como principal cor o vermelho. Também simboliza a luta do povo egípcio contra a dominação estrangeira e a monarquia (antes da Revolução de 1952).

 

- A cor branca simboliza a paz e a natureza.

 

- A cor preta simboliza o fim da opressão europeia (imperialismo estrangeiro) sobre o Egito.

 

Curiosidades:

 

- Os elementos da bandeira egípcia fazem referência ao antigo Império Otomano. Também faz referências a bandeira da Libertação Árabe (tricolor vermelha, branca e preta).

 

- O Iêmen também utiliza a tricolor da Libertação Árabe como referência de sua bandeira.

 

Bandeira do Egito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bandeira do Egito

 

 

 

 

_______________________________

atualizado em 18/09/2020