Bandeira da Finlândia
A bandeira finlandesa é composta pelas cores azul e branca.
Dados e informações sobre a bandeira da Finlândia:
A bandeira da Finlândia é composta por duas cores: branca e azul. Ela possui uma cruz azul nórdica sobre um fundo branco. A bandeira finlandesa foi declarada oficial através de uma lei de 29 de maio de 1918.
Significado
O azul da cruz simboliza os lagos da Finlândia, o mar Báltico e o céu azul. Enquanto a cor branca representa a neve (tão comum neste país) e as noites claras da estação do verão neste país.
Proporção oficial
A proporção da bandeira da República da Finlândia é de 11:18. Por exemplo, se ela tiver 11 metros de largura, deverá ter 18 de comprimento.
Origem
A bandeira foi criada logo após a independência da Rússia, que foi declarada em 6 de dezembro de 1917 e reconhecida em 4 de janeiro de 1918. Ela foi criada após um processo de competição.
Bandeira nacional da República da Finlândia. |
Em quais situações a bandeira da Finlândia é hasteada no país?
• Feriados Nacionais e Datas Importantes
• A bandeira finlandesa é hasteada em prédios públicos e instituições governamentais em dias de bandeira oficiais e outras ocasiões significativas.
• Indivíduos costumam hastear a bandeira durante celebrações pessoais como aniversários, casamentos e formaturas.
• A bandeira pode ser hasteada a meio-mastro durante dias nacionais de luto, funerais ou para comemorar eventos trágicos.
• Eventos Esportivos e Culturais.
• Escolas e universidades podem hastear a bandeira durante certas celebrações, cerimônias ou em dias oficiais de bandeira.
• Durante visitas oficiais de estado, conferências internacionais ou outros eventos onde a Finlândia está representada, a bandeira é exibida para significar a presença nacional.
O uso da bandeira finlandesa é regido por um conjunto de regras e costumes que ditam como e quando ela deve ser hasteada para respeitar o significado do símbolo e a nação que representa.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
CONSTANTINO, Maria. Guia Ilustrado das Bandeiras. Lisboa: Editorial Estampa, 2005.