Bandeira da Holanda

A bandeira da Holanda é composta por três faixas horizontais de cores vermelha, branca e azul, simbolizando a luta pela independência e a liberdade do país.

Bandeira da Holanda hasteada em Amsterdã, capital do país
Bandeira da Holanda hasteada em Amsterdã, capital do país

 

DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A BANDEIRA DA HOLANDA:



A bandeira da Holanda (Países Baixos) foi adotada por um Decreto Real de 19 de fevereiro de 1937. Ela é composta por três faixas horizontais nas cores vermelha, branca e azul. As três faixas são do mesmo tamanho.

 

Proporção

 

A proporção da bandeira da Holanda é de 2:3. Por exemplo, se ela tiver 2 metros de largura, deverá ter 3 metros de comprimento.



Data de adoção

 

A bandeira do Reino dos Países Baixos (Holanda) foi oficialmente adotada em 19 de fevereiro de 1937.



Significado das cores

 

Vermelho: A faixa superior da bandeira era originalmente laranja, uma homenagem a Guilherme de Orange, o principal líder da revolta holandesa contra os espanhóis no século XVI. Essa revolta levou à independência da República Holandesa. Com o tempo, o corante laranja usado nas bandeiras tendia a se tornar vermelho após a exposição ao sol, e eventualmente, o vermelho foi formalmente adotado no lugar do laranja.


Branco: A faixa do meio permanece inalterada e seu significado é mais aberto à interpretação. Branco frequentemente simboliza paz e honestidade na heráldica.


Azul: A faixa inferior era inicialmente de um azul mais escuro. A mudança para um azul mais claro, cobalto, aconteceu ao longo do tempo. Azul frequentemente representa lealdade, justiça e vigilância.



Curiosidade:

 

- A bandeira da Holanda é considerada a mais antiga bandeira ainda em uso.

 

Bandeira Nacional da Holanda

Bandeira Nacional da Holanda.

 

 

 



Revisado por Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em História pela Universidade de São Paulo).