Bandeira do Irã
As principais características e símbologia da bandeira iraniana.

Como é a bandeira do Irã
A bandeira nacional da República Islâmica do Irã possui formato retangular e é composta por três faixas horizontais de cores diferentes, porém de tamanhos iguais. A faixa superior é na cor verde, a do meio é branca e a inferior é na cor vermelha. No centro da bandeira existe um símbolo, na cor vermelha, formado por quatro meias-luas (luas crescentes) ao redor de uma espada.
Nos limites das faixas ou franjas (entre verde e branca e entre vermelha e branca) está redigida 22 vezes (11 na superior e 11 na inferior), na cor branca, a expressão“ Deus é o maior” (Allahu Akbar, em árabe).
Adoção e proporção
A atual bandeira nacional do Irã foi adotada em 29 de julho de 1980, no contexto da Revolução Islâmica ocorrida no país. Esta bandeira substituiu a bandeira nacional anterior que era usada durante o reinado de Mohammad Reza Shah Pahlavi, o último Xá do Irã.
A proporção da bandeira é de 4:7.
|
Bandeira oficial do Irã. |
Significado das cores:
- Verde: representa o crescimento, além de ser a cor do Islamismo (religião monoteísta seguida pela maioria dos iranianos).
- Branca: representa a paz e a honestidade.
- Vermelha: representa o martírio e a coragem.
O emblema central
O emblema central, uma tulipa ou lótus vermelha estilizada, é um símbolo de martírio. As cinco partes do emblema simbolizam os cinco pilares do Islã, e sua forma é dita para representar a palavra "Allah" (a palavra árabe para Deus). Este símbolo também é o Brasão de Armas do Irã, que também representa a palavra árabe Allah (Deus) de forma estilizada.
Revisado por Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em História pela Universidade de São Paulo).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
.