Clima do Japão

O território japonês é um arquipélago (conjunto de ilhas próximas) e o clima do país recebe muita influência da maritimidade.

Inverno rigoroso em algumas regiões do Japão
Inverno rigoroso em algumas regiões do Japão

 

Aspectos gerais e características do clima no Japão


• Em função do formato alongado do território japonês, o clima é muito variado. Por ser composto por um conjunto de ilhas, o território japonês sofre de várias interferências climáticas oceânicas. A maritimidade (influência da umidade do mar) é significativa no clima japonês.

 

• A forte interferência das massas de ar úmidas do Oceano Pacífico explica a alto índice pluviométrico anual do país: cerca de 1.110 mm.

 

• As quatro estações do ano são bem definidas. As chuvas se concentram nos meses anteriores e posteriores ao verão. Já no inverno, o território japonês sofre a influência da Massa de Ar da Sibéria que derruba drasticamente as temperaturas.




Particularidades do clima japonês por regiões:


A Ilha de Hokkaido (norte) apresenta clima temperado continental frio.

 

A Ilha de Honshu (região central) apresenta clima temperado oceânico com fortes influências das massas de ar úmidas do Pacífico. O índice pluviométrico anual na ilha é alto, ficando em torno de 1.300 mm. Esta região também pode ser afetada pela temporada de tufões no Pacífico, que normalmente ocorre entre maio e outubro.

 

As Ilhas de Kyushu e Shikoku (região sul) apresentam clima subtropical. O clima é ameno em decorrência da influência da corrente marítima do Japão. A região experimenta uma estação chuvosa (Tsuyu) tipicamente no início do verão (junho a julho). Porém, o clima se torna progressivamente mais tropical conforme você se move para o sul. Kyushu tem um clima subtropical com invernos quentes e verões quentes e úmidos. Okinawa, por outro lado, tem um clima totalmente tropical, com temperaturas quentes durante todo o ano e uma estação chuvosa distinta.

 

Muitas regiões montanhosas do Japão, como os Alpes japoneses, têm um clima montanhoso. Essas áreas podem ser muito mais frias do que as planícies circundantes e receber uma queda de neve significativa no inverno.

 

As áreas costeiras do Japão são tipicamente mais amenas e úmidas devido à influência moderadora do mar. Essas áreas também são mais propensas a serem afetadas por tufões.




Dados climáticos:


- Temperatura média: 5 °C no inverno e 25 °C no verão.

 

- Índice pluviométrico (chuvas) anual: 1.100 mm

 

Chuva em Tóquio e pessoas de guarda-chuva

No Japão, as chuvas se concentram no verão.



A cidade mais fria do Japão

 

A cidade mais fria do Japão é tipicamente considerada Wakkanai, localizada na parte norte de Hokkaido, a ilha mais ao norte do país. Wakkanai tem invernos longos e frios e verões frescos. A temperatura média da cidade em janeiro, o mês mais frio, pode chegar a -6 graus Celsius. Dada a sua localização geográfica mais próxima da Rússia, está exposta aos ventos frios da Sibéria, o que contribui para as suas baixas temperaturas.

 

 

QUIZ

 

O clima japonês recebe muita influência da: