Bandeira do Peru

A bandeira do Peru é composta por três faixas verticais iguais, sendo as faixas laterais vermelhas e a central branca, simbolizando o sangue derramado pela independência e a paz.

Bandeira do Peru hasteada em Lima, capital do país
Bandeira do Peru hasteada em Lima, capital do país

 

Dados, características e informações sobre a bandeira do Peru:



A bandeira do Peru é composta por três faixas verticais de mesmo tamanho. As faixas laterais são na cor vermelha e a central na cor branca. A proporção da bandeira é de 2:3.

 

Significado das cores


• A cor vermelha representa dois aspectos culturais importantes na História do Peru: referência ao estandarte dos Incas e a bandeira do reino de Castela (Espanha). Vale lembrar que o povo peruano tem sua formação étnica parte inda e parte espanhola.

 

• Já a cor branca simboliza a paz, pureza de sentimentos e justiça.



Origem


Esta bandeira foi adotada como símbolo nacional em 25 de fevereiro de 1825. O desenho original da bandeira é de Jose de San Martin, posteriormente modificada por José Bernardo de Tagle.



Segunda versão da bandeira (versão estatal)

 

Há também outra versão da bandeira peruana, que é mais usada por instituições governamentais. Nesta segunda versão, há o brasão de armas do Peru no centro da bandeira.

 

Versão estatal da bandeira do Peru

Versão estatal da bandeira do Peru

 



Dia da Bandeira


É comemorado no Peru, em 7 de junho, o Dia da Bandeira. A data é uma referência à Batalha de Arica (entre Peru e Chile em 1880).

 

Bandeira Nacional do Peru

Bandeira Nacional do Peru

 

 

O que diz a legislação do Peru sobre o hasteamento da bandeira do país?

 

A legislação peruana tem diretrizes específicas sobre o uso e hasteamento da bandeira do país. Isso é regido principalmente pela Lei n.º 28.653 (Lei dos Símbolos Nacionais), promulgada em 2006.


Conforme a lei, a bandeira peruana deve ser hasteada nos feriados oficiais e demais dias estabelecidos por lei. Em particular, a bandeira deve ser hasteada em todo o território nacional no dia 7 de junho (Dia da Bandeira) e nas comemorações dos Feriados Nacionais (28 e 29 de julho).


A bandeira deve ser hasteada ao nascer do sol e arriada ao pôr do sol. Além disso, pode ser içada à noite, desde que devidamente iluminada. No entanto, pode ser mantido durante a noite ao representar o país em eventos oficiais no exterior.


A bandeira deve ser hasteada de forma que a faixa vermelha fique à esquerda do observador quando vista de frente. Quando a bandeira é exibida horizontalmente, a faixa vermelha deve estar no topo.


 



Por Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em História pela Universidade de São Paulo).

Temas relacionados