Bandeira de Portugal
A bandeira de Portugal é composta por duas faixas verticais desiguais, uma verde e uma vermelha, com o escudo nacional no centro sobreposto à esfera armilar, simbolizando a nação, a história dos Descobrimentos e a realeza.
DADOS, CARACTERÍSTICAS E INFORMAÇÕES SOBRE A BANDEIRA DE PORTUGAL:
Como é, características e cores
A bandeira portuguesa é composta por duas faixas verticais. Uma verde na parte esquerda, que representa 40% da bandeira e outra vermelha, na parte direita, com 60% da área. Na divisa entre as duras cores há o escudo de Armas de Portugal, assentado na esfera armilar manuelina.
As cores que aparecem na bandeira portuguesa são: Vermelho, verde, amarelo, azul, branco e preto.
Adoção como símbolo nacional
A bandeira de Portugal foi adotada em 30 de junho de 1911.
Significado das cores e simbolismo do escudo e da esfera
• A cor vermelha, predominante na bandeira de Portugal, representa a conquista, o sangue e a coragem daqueles que morreram pela pátria.
• Já o verde representa a esperança e a força do povo português e também a natureza do país.
• A esfera militar amarela representa as descobertas marítimas portuguesas realizadas nos séculos XV e XVI.
• Já o escudo de armas simboliza o Império Colonial Português. Ele possui em seu interior o desenho de sete castelos amarelos e cinco escudos azuis formando uma cruz.
Nomes populares
A bandeira de Portugal é chamada oficialmente de Bandeira Nacional. Há também outros nomes pelos quais é conhecida, entre eles Bandeira de Quinas e Bandeira Verde-Rubra.
Bandeira nacional de Portugal (clique na bandeira para ampliar). |
Escudo localizado no centro da bandeira de Portugal |
Dia da Bandeira em Portugal
A celebração do Dia da Bandeira em Portugal ocorre em 10 de junho. A escolha dessa data deve-se à promulgação da Carta Constitucional de 1822, que instituiu a bandeira como o emblema nacional de Portugal.
Você sabia?
Os sete castelos (dentro do escudo da bandeira portuguesa) ao longo da fronteira vermelha são geralmente considerados como representando as cidades fortificadas que D. Afonso Henriques capturou aos mouros durante a Reconquista, período em que os reinos cristãos da Península Ibérica procuraram recuperar territórios tomados pelos muçulmanos.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
- MATOS, José de Assunção. As gloriosas bandeiras de Portugal: evolução histórica da bandeira nacional. Porto: Fernando de Matos, 1961.
Vídeo indicado no YouTube:
Bandeira de Portugal, Significado Completo - Canal Portugirando