Bandeira de Portugal
A bandeira portuguesa é composta, principalmente, pelas cores verde e vermelha.

DADOS, CARACTERÍSTICAS E INFORMAÇÕES SOBRE A BANDEIRA DE PORTUGAL:
Como é, características e cores
A bandeira portuguesa é composta por duas faixas verticais. Uma verde na parte esquerda que representa 40% da bandeira e outra vermelha, na parte direita, com 60% da área. Na divisa entre as duras cores há o escudo de Armas de Portugal, assentado na esfera armilar manuelina.
As cores que aparecem na bandeira portuguesa são: Vermelho, verde, amarelo, azul, branco e preto.
Adoção como símbolo nacional
A bandeira de Portugal foi adotada em 30 de junho de 1911.
Significado das cores
A cor vermelha, predominante na bandeira de Portugal, representa a conquista, o sangue e a coragem daqueles que morreram pela pátria. Já o verde representa a esperança do povo português. A esfera militar amarela representa as descobertas marítimas portuguesas realizadas nos séculos XV e XVI. Já o escudo de armas simboliza o Império Colonial Português. Ele possui em seu interior o desenho de sete castelos amarelos e cinco escudos azuis formando uma cruz.
Nomes populares
A bandeira de Portugal é chamada oficialmente de Bandeira Nacional. Há também outros nomes pelos quais é conhecida, entre eles Bandeira de Quinas e Bandeira Verde-Rubra.
![]() |
Bandeira nacional de Portugal (clique na bandeira para ampliar). |
|
Escudo localizado no centro da bandeira de Portugal |
atualizado em 27/10/2021
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
MATOS, José de Assunção. As gloriosas bandeiras de Portugal : evolução histórica da bandeira nacional. Porto : Fernando de Matos, 1961.