Bandeira da Rússia (Federação Russa)

Conheça o significado, as cores e a história da bandeira russa.

Bandeira da Rússia hasteada em Moscou, capital do país
Bandeira da Rússia hasteada em Moscou, capital do país

 

Dados e informações sobre a bandeira da Rússia:



A bandeira nacional da Rússia é composta por três listras horizontais com mesmo tamanho. As listras são nas cores (de cima para baixo): branco, azul e vermelha. Ela foi usada pela primeira vez em navios de guerra russos no ano de 1896

 

Proporção

 

A proporção da bandeira russa é de 2:3. Isso significa que, por exemplo, se ela tiver 2 metros de largura, deverá ter obrigatoriamente 3 metros de comprimento.

 

Significado das cores


As cores da bandeira da Rússia têm origem nas três cores usadas pelos povos eslavos. A bandeira Pan-Eslava de 1948 também possuía estas cores.

 

Origem


A Bandeira da Rússia foi adotada em 11 de dezembro de 1993.


Curiosidades

 

- A bandeira russa é baseada na bandeira dos Países Baixos. No final do século XVII, o imperador russo Pedro I (Pedro, o Grande da Rússia) visitou a Holanda e conheceu a bandeira do país. O imperador sentiu a necessidade de seu país ter também uma bandeira e usou a holandesa como base para a bandeira russa.

 

- Em 1918, um ano após a Revolução Russa, a bandeira tricolor foi substituída pela bandeira socialista. Esta era toda vermelha e tinha no canto superior esquerdo as letras, em cirílico, RSFS (República Socialista Federativa Soviética da Rússia) na cor amarela.


Bandeira da Rússia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bandeira atual e oficial da Rússia.

 

 

 

 

 

 

__________________________________________

atualizado em 15/09/2020

Temas relacionados