Bandeira da Rússia (Federação Russa)
Conheça o significado, as cores e a história da bandeira russa.

Dados e informações sobre a bandeira da Rússia:
A bandeira nacional da Rússia é composta por três listras horizontais com mesmo tamanho. As listras são nas cores (de cima para baixo): branco, azul e vermelha. Ela foi usada pela primeira vez em navios de guerra russos no ano de 1896
Proporção
A proporção da bandeira russa é de 2:3. Isso significa que, por exemplo, se ela tiver 2 metros de largura, deverá ter obrigatoriamente 3 metros de comprimento.
Significado das cores
As cores da bandeira da Rússia têm origem nas três cores usadas pelos povos eslavos. A bandeira Pan-Eslava de 1948 também possuía estas cores.
Origem
A Bandeira da Rússia foi adotada em 11 de dezembro de 1993.
Curiosidades
- A bandeira russa é baseada na bandeira dos Países Baixos. No final do século XVII, o imperador russo Pedro I (Pedro, o Grande da Rússia) visitou a Holanda e conheceu a bandeira do país. O imperador sentiu a necessidade de seu país ter também uma bandeira e usou a holandesa como base para a bandeira russa.
- Em 1918, um ano após a Revolução Russa, a bandeira tricolor foi substituída pela bandeira socialista. Esta era toda vermelha e tinha no canto superior esquerdo as letras, em cirílico, RSFS (República Socialista Federativa Soviética da Rússia) na cor amarela.
![]() |
Bandeira atual e oficial da Rússia. |
atualizado em 15/09/2020
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Bandeiras de todos os países do mundo
Autor: Berg, Tiago José
Editora: Panda Books