Beduínos

Os beduínos são os árabes nômades do deserto.

Beduínos: os árabes do deserto
Beduínos: os árabes do deserto

 

Quem são


Os beduínos são povos árabes que vivem no deserto, principalmente, nas regiões da Síria, Iraque, Jordânia, Egito e Arábia Saudita. Os beduínos compõem 10% da população do Oriente Médio.



Principais características da cultura dos beduínos:


• Os beduínos são, em sua grande maioria, nômades, ou seja, não possuem habitação fixa. Vivem se deslocando de região para região para praticar o comércio e o pastoreio. Como moradia provisória, montam tendas feitas de pele de cabras, tecidos e fibras vegetais. Utilizam o camelo como principal meio de transporte de mercadorias.

 

• Alguns grupos de beduínos que vivem no Norte do continente africano possuem vida sedentária (com habitação fixa). Estes, vivem da agricultura e da criação de animais (camelos, cabras, ovelhas, cavalos).

 

• O artesanato beduíno, como tecelagem, bordado e fabricação de joias, é altamente valorizado tanto por sua utilidade quanto por sua arte.

 

• O comércio de bens e serviços, muitas vezes sem o uso de dinheiro, é comum na sociedade beduína tradicional. As transações ocorrem, nestes casos, mediante trocas.

 

• A sociedade beduína tradicional tem muitas vezes papéis claramente definidos para homens e mulheres, embora isto esteja mudando em algumas comunidades.

 

• A música e a dança tradicional beduína são parte integrante de suas celebrações e encontros culturais.

 

Foto de um beduíno e camelo

Um típico beduíno e seu camelo




Religião e organização política 


A grande maioria dos beduínos é integrante da religião islâmica. O sistema político deste grupo baseia-se na unidade familiar extensa, de ordem patriarcal. O grupo é comandado por um líder governante chamado de xeque.

 

Foto de uma caravana de beduínos

Caravana de beduínos: vida nômade e economia baseada no comércio.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).