Pedro Álvares Cabral - Biografia

Pedro Álvares Cabral foi um navegador português da época das Grandes Navegações.

Navegador português Pedro Álvares Cabral
Navegador português Pedro Álvares Cabral

 

Quem foi

 

Pedro Álvares Cabral foi um explorador, comandante militar e navegador português da época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (final do século XIV e início do XV). É considerado pela historiografia tradicional como o principal personagem do descobrimento do Brasil em 1500.

 

Biografia resumida e principais realizações


Pedro Álvares Cabral fazia parte da tradicional e abastada família portuguesa. Sabe-se que possivelmente nasceu em 1467, no Castelo de Belmonte, em Beira Baixa. Naquele período o comércio terrestre de Portugal passava por um período bastante ruim, fato que o impedia de expandir-se pela Espanha (país inimigo de Portugal). Diante disso, o rei acreditou a que única solução seria o mar.

 

Devido à crise econômica do séc. XIV, a Europa precisava romper com as barreiras do feudalismo, para que, assim, pudesse aumentar seus horizontes através de novas conquistas. Para isso, teria que primeiro vencer o medo que dominava a cabeça dos navegantes, que acreditavam que terríveis monstros habitavam os oceanos. A partir daí, seria possível chegar às índias, e comercializar diretamente os produtos que eram muito valorizados na época (especiarias e tecidos finos). Por fim, em 1498, Vasco da Gama conseguiu o feito de chegar nas Índias.

 

No mês março, do ano de 1500, o rei de Portugal (D. Manuel I) deu Cabral a missão de liderar a segunda expedição comercial a caminho das Índias. Desta, fez parte uma grandiosa esquadra, composta por 13 navios, com mais de mil homens.

 

Em seu caminho às Ìndias, Cabral, desviou-se do rumo e, neste novo percurso, avistou, em 22 de abril, a terra que foi primeiramente chamada de Monte Pascoal, situada nas costas da Bahia.

 

Após os portugueses terem o conhecimento desta nova terra, eles a tomaram como propriedade. A princípio, eles não deram muita importância a esta nova descoberta, pois, o que mais lhes interessava naquele momento era o comércio com o oriente. 

 

Mais tarde, Cabral teve problemas com D. Manuel, e, por esta razão, abandou a corte e também as expedições marinhas.

 

Morreu em 1520, sem ter tido a chance de reconhecer a grandeza de seu feito.

 

Estátua de Pedro Álvares Cabral em Portugal

Estátua de Pedro Álvares Cabral: monumento em homenagem ao "descobridor do Brasil" em Portugal.

 

 

 

 



atualizado em 26/08/2020

 

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).