Carlos Magno - biografia resumida

Vida de Carlos Magno, biografia resumida, quem foi, Império Carolíngio, história, Sacro Império Romano, Império Franco, coroação, incentivo às artes, escrita, cultura, escolas e ciências

O Imperador Franco Carlos Magno
O Imperador Franco Carlos Magno

 

Quem foi 


Nascido em 742, Carlos Magno tornou-se, após a morte de seu pai e de seu irmão, o único rei de um território do qual faziam parte à França e um pedaço da Alemanha.

 

Biografia resumida

 

Conquistas, coroação e relação com a Igreja


Com objetivo de fazer com que os povos bárbaros se convertessem ao Catolicismo, ele incentivou várias guerras de conquista. Conquistou grande parte da Europa e recuperou o Império Romano do Ocidente. Em 800, foi nomeado (coroado) imperador do Sacro Império Romano Germânico  pelo Papa Leão III.  Carlos Magno manteve uma relação de aliança com a Igreja Católica, protegendo-a e favorecendo-a em vários momentos.

 

Consolidação do Império Franco 


Após ser coroado imperador do Sacro Império Romano Germânico, passou a ter tanta autoridade quanto o papa. Desta forma, conseguiu consolidar o império franco, do qual fazia parte a França, além de grande faixa da Catalunha, Navarra e Aragão (atual Espanha), os Países Baixos, a Alemanha e a Itália Central e Setentrional.



Apesar de ter somente o conhecimento da leitura e não o da escrita, incentivou às artes e às ciências, investiu na reforma da grafia das letras, fundou escolas e incentivou o ensino. 

 

Este grande imperador morreu no ano 814 na cidade de Aachen (Alemanha), deixando seu grandioso império para seu filho Luís; contudo, este, ao contrário do pai, não foi capaz de continuá-lo.

 

Curiosidade:

 

- Einhard, autor da biografia de Carlos Magno, o chamou de "rex pater Europa" ("Rei pai da Europa"), em função de sua importância política, social e militar na época em que viveu.

 

Coração de Carlos Magno como imperador do Ocidente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carlos Magno é coroado, pelo papa Leão III, como imperador do Ocidente (ano 800).

Temas relacionados