Cinco Sentidos

Os cinco sentidos do corpo humano são a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato, que permitem perceber e interagir com o ambiente ao detectar luz, som, cheiros, sabores e texturas.

Visão, Audição, Paladar, Tato e Olfato: os cinco sentidos humanos
Visão, Audição, Paladar, Tato e Olfato: os cinco sentidos humanos

 

O que são


O corpo humano é dotado de cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc.). Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso.

 

OS CINCO SENTIDOS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

 

1. Visão



É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.



2. Audição



É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som.



3. Paladar



Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.



4. Tato



É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.



5. Olfato



Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.

 

Mulher cheirando flores

Olfato: um dos cinco sentidos dos seres humanos.

 

 

Ilustração de um homem mordendo um hamburguer.

Paladar: um dos 5 sentidos de extrema importância na vida dos seres humanos.

 

 



Artigo revisado por Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001.