Combustíveis: tipos e características

Os combustíveis são produtos que geram energia quando são queimados. São muito usados nos automóveis, aviões, navios o outros meios de transpotes.

Plataforma de petróleo: combustíveis fósseis são os mais utilizados
Plataforma de petróleo: combustíveis fósseis são os mais utilizados

 

O que são

 

Os combustíveis são materiais capazes de liberar energia quando ocorre uma mudança em suas estruturas químicas. Possuem energia acumulada e podem queimar com certa facilidade. São usados, principalmente, para gerar energia e movimentar automóveis, aviões, máquinas industriais, etc. Alguns combustíveis são utilizados também para gerar energia elétrica.

 

TIPOS DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS E SUAS CARACTERÍSTICAS:

 

Os combustíveis fósseis

 

São muito utilizados na atualidade. Podemos citar como exemplos: gasolina, querosene, diesel, gás natural e carvão mineral. Exceto o gás natural, os outros combustíveis fósseis costumam gerar altas quantidades de poluentes que prejudicam a qualidade do ar e contribuem para o fenômeno do efeito estufa.

 

Hidrogênio

 

As células de hidrogênio vêm sendo testadas como combustível, principalmente, pela indústria automobilística. Em grande quantidade na atmosfera, pode se tornar uma excelente opção, pois sua queima não gera gases poluentes.

 

Álcool (Etanol)

 

Utilizado como combustível nos automóveis brasileiros há mais de 20 anos, o álcool é pouco poluente e sua fonte de energia (cana-de-açúcar) é renovável. Alguns países já estão adicionando o etanol à gasolina como forma de diminuir a emissão de poluentes e o efeito estufa. É uma medida importante para combater o processo de aquecimento global, que vem ocorrendo nas últimas décadas.

 

Você sabia?

 

- A gasolina é o combustível mais utilizado nos veículos automotores do Brasil. No ano de 2019, foram consumidos cerca de 755 mil barris de gasolina C (com adição de Etanol Anidro) em nosso país. Para termos uma comparação, neste mesmo ano, o consumo de Etano Automotivo foi de, aproximadamente, 410 mil barris. (fonte: Boletim Mensal de Energia - Ministério de Minas e Energia - Janeiro de 2020 - dados estimados).

Foto de um carro sendo abastecido com gasolina
Gasolina: combustível mais usado nos automóveis brasileiros.

 

 



atualizado em 09/11/2020