Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama está localizado no Chile e é um dos mais áridos do mundo.

Deserto de Atacama no Chile: o mais árido e seco do mundo
Deserto de Atacama no Chile: o mais árido e seco do mundo

 

Localização, característica e dados


O deserto do Atacama situa-se no norte do Chile, entre os rios Loa e Copiapó. Este deserto está delimitado a oeste pelo Oceano Pacífico e a leste pela Cordilheira dos Andes.



De acordo com os especialistas em clima, o deserto de Atacama é o mais árido e seco do mundo. Na região central do deserto, por exemplo, existem regiões que ficam até 4000 anos sem chuvas.



O deserto é extremamente árido, pois a cordilheira dos Andes atua como uma barreira, impedindo a entrada de umidade que vem do Oceano Atlântico e da região Floresta Amazônica



As temperaturas no deserto variam muito durante o dia. Na parte da manhã e tarde elas oscilam entre 25º e 32º C. Durante o período noturno, a temperatura cai bruscamente, atingindo até 25 graus negativos. Isto ocorre, como na maioria dos desertos, porque não há vegetação e construções que poderiam conservar o calor do dia para o período noturno. No deserto do Atacama não ocorre muita variação climática entre os períodos do verão e inverno.



Em função destas características climáticas, o deserto do Atacama é uma região inóspita (em que não se pode viver). As dificuldades de sobrevivência do ser humana são muitas, tornando a região quase totalmente desabitada.

 

Recursos minerais



Ocorre no deserto a exploração de recursos minerais como, por exemplo, ferro e cobre. O Chile é um dos maiores produtores de cobre do mundo graças à exploração de minas deste metal, na região do deserto do Atacama.

 

Salar de Atacama no Chile

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

Área do Salar de Atacama: área do deserto com grande quantidade de sal.

 

 

 

 

 

 

___________________________________

atualizado em 26/09/2020

Salar de Atacama

Temas relacionados