Etruscos

Os etruscos foram um povo da Antiguidade que habitou a região central da Península Itálica.

Escultura etrusca
Escultura etrusca

 

Quem foram os etruscos e região que habitaram


Os etruscos eram um povo que habitava a antiga Etrúria, região a oeste dos Montes Apeninos e do rio Tibre. Este povo dominou a região central da Itália durante os séculos VI e VII a.C. Era formado por doze cidades independentes, sendo as mais importantes Volterra, Cortona, Fiesole e Chiusi.


Em 283, os etruscos foram dominados e submetidos ao controle dos romanos, perdendo várias características culturais.



Principais características da cultura etrusca:


Muitas informações sobre a civilização etrusca foram obtidas por historiadores e arqueólogos que descobriram diversos túmulos ao norte de Roma. A partir da análise dos artefatos e túmulos, chegou-se a várias revelações importantes:

 

Os etruscos possuíam uma sociedade aristocrática;


As mulheres etruscas desfrutavam de uma vida emancipada;


Faziam objetos (vasos, esculturas e enfeites) em terracota com grande habilidade;


Os etruscos dominavam as técnicas de fazer objetos em bronze e metal;


Eram habilidosos na arte da ourivesaria (fabricação de joias);


Na arquitetura, destaca-se a construções de templos, necrópoles e pontes. Usavam a pedra e o barro como base das construções.

A língua etrusca era única, não relacionada às principais famílias linguísticas do Mediterrâneo antigo. Sua escrita, derivada do alfabeto grego, é parcialmente compreendida, mas a língua em si permanece em grande parte indecifrada.

Os etruscos são notados por suas tumbas elaboradas, que eram frequentemente construídas como miniaturas de casas ou grandes montes chamados túmulos. Essas tumbas continham uma variedade de bens funerários e vívidas pinturas murais retratando cenas da vida cotidiana e do além.

 

Estátua de um guerreiro etrusco

Guerreiro etrusco (século V a.C.)




Economia


Os etruscos basearam sua economia em atividades ligadas à agricultura e ao comércio, principalmente, de joias, artesanato e diversos produtos de metal.

 

Eram habilidosos metalúrgicos, particularmente em bronze, e seu artesanato era altamente valorizado. Eles se engajavam em extenso comércio com outras culturas mediterrâneas, incluindo os gregos e fenícios, o que influenciava sua própria cultura.



Religião


A religião etrusca era politeísta, pois acreditavam na existência de vários deuses. Era forte a influência da mitologia grega, sendo que as três divindades etruscas mais importantes eram Uni, Tinia e Menrfa. Estes deuses eram cultuados em templos. Eram comuns também as adivinhações e profecias realizadas pelos sacerdotes etruscos (arúspices). Vários elementos etruscos foram incorporados pela religião romana.




Curiosidade histórica:


A escrita etrusca ainda é um grande enigma para os pesquisadores desta civilização, pois não foi decifrada. Quando isto acontecer, os diversos registros poderão revelar novos aspectos da história e cultura dos etruscos.

 

Pintura etrusca mostrando dançarino e músicos

Pintura etrusca mostrando dançarinos e músicos.


 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).