História do Circo
A história do circo remonta à Roma Antiga, onde espetáculos de acrobacias, corridas de bigas e shows com animais eram realizados.
O que é o circo?
Um circo é uma forma de entretenimento que normalmente inclui uma variedade de atos, como acrobacias, malabarismo, apresentações de palhaços, atos de trapézio, truques de mágica e outros feitos de habilidade e ousadia. Essas apresentações geralmente acontecem em uma arena circular, muitas vezes dentro de uma tenda, chamada de picadeiro.
Origem do circo e sua história
Há referências sobre o circo desde a antiguidade. Durante o Império Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo apresentações na rua, nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenas destinadas às apresentações (anfiteatros).
Na Idade Média, grupos de malabaristas, artistas de teatro e bufões (comediantes) viajavam pelas cidades da Europa com suas apresentações.
Porém, foi somente em 1769 que o circo ganhou o formato que temos atualmente. Neste ano, o inglês Philip Astley organizou as apresentações circenses, destinando também uma tenda de lona para as apresentações. Estas seriam itinerantes (com mudança constante do local de apresentação).
No início do século XIX, o circo se expandiu rapidamente pela Europa e América. PT Barnum abriu seu primeiro circo, "Barnum's Grand Scientific and Musical Theatre", nos Estados Unidos em 1871. Mais tarde, ele se fundiu com James A. Bailey para formar o Barnum & Bailey Circus, que mais tarde foi comprado pelos irmãos Ringling. O "Ringling Bros. and Barnum & Bailey" foi anunciado como "O Maior Show da Terra".
No século XX, o circo passou por muitas mudanças. A introdução do cinema, da televisão e, posteriormente, da internet, desafiou o circo a se manter relevante. Alguns circos, como o Cirque du Soleil, começaram a se concentrar mais em performances artísticas e atléticas humanas, geralmente contando uma história ou tema, e eliminaram gradualmente os atos de animais.
Apresentação em um circo de Londres em 1808. |
Os circos na atualidade
Embora enfrentem um período de crise na atualidade, os circos ainda fazem sucesso, principalmente nas reuniões do interior do Brasil. As apresentações contam com palhaços, shows musicais, malabaristas, equilibristas, apresentadores, domador de animais, acrobatas, mágicos e trapezistas.
Os palhaços brasileiros que fizeram mais sucesso nos circos brasileiros foram: Carequinha, Arrelia, Torresmo e Piolin.
Curiosidades:
- Comemora-se em 27 de março o Dia do Circo. É uma homenagem ao palhaço Piolin que nasceu nesta data, no ano de 1897.
- Outra data importante para o circo é 10 de dezembro, Dia do Palhaço.
- E não podemos esquecer que dia 31 de janeiro é o Dia do Mágico, outro profissional muito importante nos circos.
Circo: espaço de arte e diversão. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).