Pompeia

Pompeia foi uma cidade romana antiga que foi atingida pela erupção do vulcão Vesúvio.

Ruínas da cidade de Pompeia
Ruínas da cidade de Pompeia

 

História da cidade romana de Pompeia


Pompeia era uma típica cidade romana, situada próxima ao vulcão Vesúvio (arredores de Nápoles, sul da Itália). No ano de 79, este vulcão entrou em erupção violenta, provocando um forte terremoto e expelindo grandes quantidades de pedras incandescentes, lava vulcânica, poeira e fumaça tóxica.



A cidade de Pompeia foi totalmente coberta e quase toda população morreu soterrada. As cidades vizinhas de Herculano e Stabia também foram atingidas.

 

O redescobrimento da cidade



No final do século XVIII, a cidade foi redescoberta por um agricultor que, ao trabalhar na região, localizou um muro da cidade. Nos dois séculos seguintes, a cidade foi escavada por arqueólogos. Casas, prédios públicos, aquedutos (sistema de condução de água), teatros, termas, lojas e outras construções foram encontrados. Os arqueólogos acharam também objetos e afrescos (pinturas em paredes) que revelaram importantes aspectos do cotidiano de uma cidade típica do Império Romano.



Porém, o que mais impressionou os pesquisadores foram os corpos petrificados, em posição de proteção, que foram atingidos pelas lavas vulcânicas.

 

Pompeia na atualidade



Atualmente, as ruínas do sítio arqueológico de Pompeia são visitadas por milhares de turistas do mundo todo.

 

Pinturas numa residência da cidade de Pompeia

Pinturas numa residência da cidade de Pompeia

 

 

 

 



Última revisão: 20/08/2020.

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).