Princesa Isabel
Princesa Isabel do Brasil foi a responsável pela assinatura da Lei Áurea em 1888.
Quem foi
Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança, a Princesa Isabel, nasceu no palácio de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1846. Tornou-se a herdeira do trono brasileiro, após a morte prematura do irmão mais velho. Era da Dinastia de Bragança.
Principais realizações e biografia resumida
Filha de D.Pedro II, passou para a história do Brasil como a responsável pela assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, em 13 de maio de 1888.
Princesa Isabel era casada com um nobre francês, o Conde D’eu (Luís Filipe Maria Fernando Gastão). Ela assumiu a regência do trono do Brasil em três situações em que o imperador estava viajando. Foi responsável também pela assinatura da Lei do Ventre Livre (1871), que estabeleceu liberdade aos filhos dos escravos a partir daquela data.
Com o enfraquecimento da monarquia e o estado de saúde complicado do imperador, começou a receber muitas críticas e ataques de oposicionistas republicanos, que temiam a instauração de um terceiro reinado. Por ser francês, o marido da princesa também foi muito atacado neste momento.
Princesa Isabel teve 4 filhos: Luisa Vitória (natimorta), Pedro de Alcântara (Príncipe do Grão-Pará), Luís de Orléans e Bragança e Antônio Gastão de Orléans e Bragança.
Princesa Isabel com marido (Conde D'Eu) e filhos (foto de 1885). |
Queda da monarquia e mudança para a Europa
Após a queda da monarquia e a Proclamação da República (15 de novembro de 1889), foi morar, com a família real, na Europa. Morreu na França no ano de 1921.
Exemplos de Frases:
- "Se mil outros tronos eu tivesse, mil tronos eu perderia para por fim à escravidão!"
- "Se a mulher pode reinar, também pode votar!".
Curiosidades históricas:
- O apelido da princesa Isabel era " A Redentora".
- Isabel do Brasil era católica e recebeu o título de "serva de Deus" (candidata a canonização em 2013).
Da esquerda pra direita: Princesa Leopoldina, D. Pedro II, Imperatriz Teresa Cristina e Princesa Isabel (foto de 1863). |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Bibliografia e vídeos indicados:
BARMAN, Roderick J. Princesa Isabel do Brasil. São Paulo: Unesp, 2015.
Vídeo indicado no YouTube:
Mulheres na História #46: PRINCESA ISABEL, a "redentora" do BRASIL - Canal História e Tu