Telégrafo

O telégrafo é um dispositivo de comunicação que transmite mensagens codificadas em sinais elétricos através de fios, permitindo a comunicação rápida a longas distâncias, inventado no início do século XIX.

Telégrafo antigo: importante meio de comunicação antes do telefone
Telégrafo antigo: importante meio de comunicação antes do telefone

 

O que é 


O telégrafo é um sistema concebido para transmitir mensagens de um ponto para outro em grandes distâncias, utilizando códigos para a rápida e confiável transmissão. As mensagens eram transmitidas através de um sistema composto por fios.


O telégrafo foi o principal sistema de comunicação a longa distância nos séculos XIX e começo do século XX. Foi muito utilizado por indústrias, governos e até mesmo pelas forças armadas de diversos países em momentos de guerra.

 

Origem e História do telégrafo 

 

Telégrafo é um sistema que foi criado em meados do século XVIII com o objetivo de transmitir mensagens de um ponto para o outro, através de grandes distâncias.



Os telégrafos usavam códigos para que a informação fosse transmitida de forma confiável e rápida. O principal código utilizado pelos telégrafos foi o código Morse, que surgiu com a criação de telégrafo elétrico na década de 1830. Samuel Morse criou e registrou a patente do telégrafo no ano de 1837. Foi a partir dai que esse meio de comunicação se popularizou e passou a ser usado em diversos países.

 

No Brasil, o telégrafo elétrico começou a ser implantado em 1852, durante o reinado de Dom Pedro II. A primeira linha foi inaugurada em 1857, ligando a cidade de Petrópolis-RJ até a cidade do Rio de Janeiro. A primeira ligação internacional de telégrafo ocorreu, em 1872, entre o Brasil e a Europa, através de cabo submarino. Essa ligação foi feita pelo industrial Barão de Mauá.



O que era o código morse e como funcionava

 

O Código Morse, desenvolvido por Samuel F.B. Morse na década de 1830 para a telegrafia elétrica, revolucionou a comunicação à longa distância ao codificar caracteres de texto como sequências de pontos (sinais curtos) e traços (sinais longos).


Nos sistemas de telégrafo, os operadores inseriam o Código Morse usando um dispositivo que alternava entre fazer e interromper uma conexão elétrica, como uma chave para entrada manual ou um remetente automático com padrões pré-determinados para letras e números. Esses sinais eram então transmitidos por fios até um receptor, onde eram convertidos de volta em letras e números para interpretação. O lado receptor frequentemente utilizava um dispositivo que marcava esses sinais em uma fita de papel, que era lida por um operador, ou, em desenvolvimentos posteriores, os operadores aprendiam a interpretar os sinais de forma auditiva.


A simplicidade e eficiência do Código Morse o tornaram uma ferramenta crucial para a comunicação internacional, especialmente em segurança marítima e operações militares, até que foi gradualmente substituído por tecnologias mais avançadas.

 



Quando deixou de ser usado?



Com o surgimento e disseminação do telefone, principalmente na primeira metade do século XX, o telégrafo foi sendo preterido.

 

Curiosidade:

 

No dia 1 de janeiro de 1845, Samuel Morse e Alfred Vail (colaborou no desenvolvimento e comercialização do telégrafo) inauguraram a primeira linha de telégrafos dos Estados Unidos entre as cidades de Washington e Baltimore.

 

Foto de um telégrafo antigo

Telégrafo antigo (fonte: Museu Marítimo de Aalborg, Dinamarca)

 

 

 

Foto do inventor Samuel Morse

Samuel Morse (1791-1872): o inventor do código morse e criador do sistema telegráfico de fio único.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).