Os Visigodos
Os visigodos foram um povo germânico que invadiu o Império Romano nos séculos IV e V.
Quem foram
Os visigodos foram um dos povos germânicos (bárbaros), originários do leste europeu, que invadiram o Império Romano do Ocidente nos séculos IV e V.
Os visigodos foram um ramo ocidental do povo godo.
Invasão do Império Romano
No século IV, os visigodos começaram a avançar pelos territórios dominados pelos romanos. Começaram pela Península Balcânica e, logo em seguido, penetraram na Península Itálica. Em 410, os visigodos saquearam a cidade de Roma, centro do Império Romano do Ocidente.
Reinos de Toulouse e Toledo
Após entrarem na península Itálica, os visigodos continuaram sua marcha para o Ocidente e conquistaram o sul da Gália (região atual da França) e fundaram o Reino de Toulouse. Este reino teve duração de 418 a 507 e teve seu auge sob o governo de Eurico.
Em 507 dominaram a região da Península Ibérica, vencendo vândalos, suevos e alanos, e fundaram o Reino de Toledo. Este reino visigodo na Espanha durou até 711, quando ocorreu o ataque muçulmano na Península Ibérica.
Características sociais e culturais dos visigodos:
• Os visigodos seguiam o paganismo, porém foram convertidos ao cristianismo ao se estabelecerem em territórios cristãos do ocidente europeu.
• Os visigodos criaram o Direito Visigótico, que teve grande influência do Direito Romano.
• A arte e a arquitetura visigóticas mesclavam elementos germânicos, romanos e cristãos. Sua arquitetura, especialmente na Espanha, é notada por seu estilo único, particularmente na construção de igrejas, caracterizada por arcos em ferradura e abóbadas.
• Como muitas tribos germânicas, os visigodos eram principalmente uma sociedade guerreira. Sua estrutura social e política eram fortemente influenciadas por realizações marciais, e a liderança era frequentemente estabelecida e mantida através do poderio militar.
• Os Visigodos falavam uma forma inicial da língua germânica, embora poucos textos sobrevivam nesta língua. Eles gradualmente adotaram o latim, que era a língua administrativa e literária do Império Romano, e isso desempenhou um papel no desenvolvimento das línguas românicas, particularmente o espanhol.
• Dentro do Reino dos Visigodos eram cunhadas moedas de ouro.
Pintura medieval francesa (século XV) retratando o saque de Roma pelos Visigodos. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
GUERRAS, Maria Sonsoles. Os Povos Bárbaros (Coleção Princípios). São Paulo: Ática, 2008.
Vídeo indicado no YouTube: