Bob Marley

Bob Marley foi um cantor, compositor e ícone cultural jamaicano, amplamente reconhecido por popularizar o reggae globalmente e por suas mensagens de paz, justiça social e resistência através da música.

Bob Marley: o rei do Reggae
Bob Marley: o rei do Reggae

 

Quem foi

 

Robert Nesta Marley Booker (Bob Marley era o nome artístico) foi um guitarrista, compositor e cantor jamaicano. É considerado o maior ícone da história do Reggae mundial. Foi um excelente tocador de guitarra, percussão e violão. Seguia a religião Rastafári e teve uma importante atuação como missionário rasta. Defendia o uso da maconha com finalidade espiritual, de comunhão.

 

Biografia


Bob Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945, em Nine Mile, uma pequena vila rural na paróquia de Saint Ann, Jamaica. Ele era filho de Cedella Booker, uma jamaicana, e Norval Marley, um oficial da marinha britânica. Seu pai raramente estava presente em sua vida, e Marley foi criado principalmente por sua mãe.



Em meados da década de 1950, Marley e sua mãe se mudaram para o bairro de Trenchtown, em Kingston, onde ele encontraria a fervilhante energia urbana que influenciaria muito seu estilo musical. Aqui, Marley conheceu Neville "Bunny" Livingston (mais tarde Bunny Wailer), com quem começou a fazer música.



Em 1963, Marley, junto com Bunny Wailer, Peter Tosh, Junior Braithwaite, Beverley Kelso e Cherry Smith, formou um grupo de ska e rocksteady chamado The Wailers. A banda teve um sucesso local moderado e, depois que Braithwaite, Kelso e Smith deixaram o grupo, o trio restante continuou a trabalhar junto.



Marley casou-se com Alpharita Constantia "Rita" Anderson em Kingston, Jamaica, em 10 de fevereiro de 1966. Rita também era cantora e mais tarde tornou-se membro do I-Threes, os backing vocals de Bob Marley & The Wailers.



Em 1972, The Wailers tiveram sua grande chance quando assinaram um contrato com a Island Records, fundada por Chris Blackwell. Isso os levou à fama internacional.



Em meados da década de 1970, disputas sobre royalties e o desejo de carreiras solo levaram à dissolução do The Wailers, mas Marley continuou gravando como "Bob Marley & The Wailers", apoiado pelos I-Threes. O grupo alcançou reconhecimento global e excursionou extensivamente, espalhando a mensagem da música reggae em todo o mundo.



Em julho de 1977, Marley foi diagnosticado com um tipo de melanoma maligno sob a unha do pé. Apesar de sua doença, ele continuou em turnê e fazendo música. No entanto, sua saúde piorou e ele morreu em 11 de maio de 1981, em Miami, aos 36 anos.


 

Principais ideias: a filosofia de vida de Bob Marley

 

• Em suas letras de músicas defendia a paz mundial (ele era contra as guerras) e o entendimento entre as pessoas.

 

• Abordou também temas da opressão e denunciou as desigualdades sociais.

 

• Ele tinha uma visão profundamente espiritual da vida, considerando o materialismo e a busca de riqueza como distrações da verdadeira felicidade e iluminação.

 

• Pregou o amor e o respeito entre as pessoas.

 

•Marley via a música não apenas como entretenimento, mas como uma ferramenta para mudança social e política. Ele usou suas canções para aumentar a conscientização sobre questões sociais e espalhar sua mensagem de amor, paz e união.

 

• Ele se identificou fortemente com sua herança africana e defendeu a unidade entre todos os povos africanos. Ele era um proeminente defensor do pan-africanismo.

 

• Denunciou e condenou o preconceito racial.

 

• Marley acreditava em viver um estilo de vida natural, que se estendia à sua dieta, ao uso de maconha e ao penteado com dreadlocks (um estilo de cabelo que é formado pela fusão dos fios de cabelo), que faz parte das crenças rastafáris.



Músicas de grande sucesso:

 

- "I Shot the Sheriff"

- "No Woman, No Cry"

- "Jamming"

- "Redemption Song"

- "Three Little Birds"

- "One Love"



Principais discos

 

- The Wailing Wailers

- Soul Rebels

- Soul Revolution (Parte 1)

- Soul Revolution (Parte 2)

- The Best of The Wailers

- Catch a Fire

- Burnin

- Rasta Revolution

- Natty Dread

- Rastaman Vibration

- Exodus

- Kaya

- Survival

- Uprising

- Confrontation




Exemplos de Frases:

 

- "Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida".

 

- " A sabedoria é melhor que a prata e o ouro".

 

- "Enquanto a cor da pele dos seres humanos valer mais do que o brilho dos olhos, sempre haverá guerras".

 

- "O dinheiro não pode comprar a vida".

 

Estátua de Bob Marley com sua guitarra

Estátua de Bob Marley na cidade de Kingston, capital da Jamaica.

 

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

Temas relacionados