Charles Dickens

Dickens foi um escritor inglês do século XIX, amplamente considerado um dos maiores romancistas da literatura, conhecido por suas obras que retratam as injustiças sociais da era vitoriana, como "Oliver Twist" e "Um Conto de Natal".

Charles Dickens: importante romancista inglês do século XIX
Charles Dickens: importante romancista inglês do século XIX

 

Quem foi


Charles John Huffam Dickens (nome completo) foi um importante escritor inglês do século XIX. É considerado um dos principais romancistas da era vitoriana na Inglaterra e um dos principais escritores do Realismo Inglês. Além dos populares romances, escreveu contos, peças e artigos jornalísticos. Em suas obras, expôs os principais problemas sociais da Inglaterra vitoriana como, por exemplo, a violência, a pobreza, o desemprego, as péssimas condições de trabalho nas fábricas e a prostituição. 

 

Charles Dickens tinha consciência social e procurou melhorar de forma prática a vida das pessoas daquele período. Junto com alguns amigos, buscou participar de atividades sociais através de projetos que propunham melhorias educacionais, reforma sanitária e até a criação de um hospital infantil.



Biografia resumida


Charles Dickens nasceu na cidade de Portsmouth (Inglaterra) em 7 de fevereiro de 1812. Seu pai trabalhava como escrivão no Escritório de Pagamento da Marinha, mas sua gestão financeira era pobre, levando a uma vida de instabilidade financeira para o jovem Dickens.


Em 1816, a família Dickens mudou-se para Chatham, Kent, onde Charles experimentou um breve período de estabilidade relativa e educação. No entanto, isso terminou quando a família se mudou para Camden Town, Londres, em 1822. A situação financeira da família piorou e, em 1824, quando Dickens tinha apenas 12 anos, seu pai foi preso por dívidas na Prisão de Devedores de Marshalsea.


Esse evento marcou um ponto de virada na vida de Dickens. Ele foi forçado a deixar a escola e trabalhar na Warren's Blacking Factory, onde rotulava potes de graxa para sapatos. As condições severas e a experiência de trabalho infantil deixaram um impacto profundo em Dickens e mais tarde influenciariam sua escrita.


Após a libertação de seu pai da prisão, Dickens retornou à escola. No entanto, sua educação formal terminou aos 15 anos, quando foi empregado como menino de escritório em um escritório de advocacia. Em seguida, trabalhou como repórter freelancer, relatando debates parlamentares e cobrindo campanhas eleitorais.


Em 1836, Dickens casou-se com Catherine Hogarth. O casal teve dez filhos, mas seu casamento foi problemático e eles se separaram em 1858.


Ao longo de sua vida, Dickens foi um defensor das reformas sociais. Ele estava profundamente preocupado com a pobreza e a estratificação social da sociedade vitoriana. Essa preocupação não era apenas refletida em seus escritos, mas também em seus empreendimentos pessoais, incluindo seu envolvimento em várias organizações de caridade e campanhas sociais.


A saúde de Dickens começou a declinar na década de 1860. Ele sofreu um derrame em 1865, mas continuou a escrever. Suas últimas leituras públicas em 1869 o deixaram exausto.

Charles Dickens morreu aos 58 anos na cidade de Kent (Inglaterra) em 9 de junho de 1870.

 

Foto de Charles Dickens escrevendo

Um dos escritores mais populares da Inglaterra.



Características do seu Estilo Literário:


Narrativas marcadas pelo humor e ironia.

- Marcante crítica social.

- Presença de consciência social.

- Enredos intrincados.

- Descrições sugestivas.

- Caracterizações grotescas.



Lista das principais obras:


Romances


Oliver Twist - 1839

- Um Conto de Natal - 
1843

- David Copperfield - 
1850

- A casa soturna - 
1853

- Um conto de duas cidades - 
1859

- Grandes esperanças - 
1861

- O mistério de Edwin Drood - 
1870

 

Contos


- Retratos Londrinos

- A Christmas Tree

- Doutor Marigold




Exemplos de Frases:


- "Cada fracasso ensina um homem algo que ele precisava aprender".


- "Aquele que alivia o fardo do mundo para o outro não é inútil neste mundo".


- "Qualquer pessoa é capaz de ficar alegre e de bom humor quando está bem-vestida".


- "Os filhos dos mais pobres não estão sendo educados, mas sim arrastados". (em A Casa Soturna)

 

Capa do Livro Grandes Esperanças de Charles Dickens

Capa do Livro Grandes Esperanças: uma das principais obras de Charles Dickens.

 

 



Por Jefferson E. M. Ramos (graduado em História pela USP)