Teodósio

As principais realizações desse importante imperador romano.

Teodósio I: oficializou o cristianismo no Império Rormano.
Teodósio I: oficializou o cristianismo no Império Rormano.

 

Quem foi

 

Teodósio I foi imperador do Império Romano entre os anos de 378 e 395. Entre os últimos imperadores romanos, é considerado um dos mais importantes.

 

Seu nome completo era Flávio Teodósio. Nasceu em 11 de janeiro de 346 em Cauca (atual Segóvia, na Espanha). Faleceu em Milão, em 17 de janeiro de 395.



Principais realizações ocorridas em seu reinado:

 

- Teodósio oficializou o cristianismo, através do Édito de Tessalônica (380), tornando-a única, oficial e obrigatória em todo império.

 

- Em 381, proibiu todos os ritos pagãos (não cristãos).

 

- Dividiu o império em duas partes: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma e Império Romano do Oriente (Império Bizantino), com capital em Constantinopla.

 

- Na época em que governou, o Império Romano já estava em plena crise. As invasões de povos germânicos (chamados de bárbaros pelos romanos) já estava acontecendo em várias fronteiras e em grande quantidade.

 

- No ano de 392, Teodósio publicou outro edito, cujo objetivo era proibir a adoração pagã e os sacrifícios.

 

- Teodósio convocou o primeiro concílio de Constantinopla, em 381, para condenar as heresias contrárias ao Credo Niceno (que o imperador seguia e era considerado o oficial no império).

 

- Nos últimos anos de seu governo, dedicou-se a elaboração de leis para combater a corrupção, a venda de crianças, a falsificação de moedas e a violência praticada contra escravos.

 

Obra Santo Ambrósio e o imperador Teodósio
Santo Ambrósio e o imperador Teodósio (1619): obra de Anton van Dyck.

 

 

Vocabulário do texto:

 

Édito: decreto oficial emitido por uma autoridade governamental ou religiosa, frequentemente usado para estabelecer leis ou regulamentos.


Paganismo: conjunto de práticas religiosas e crenças politeístas ou não cristãs, frequentemente associadas a culturas antigas e consideradas heréticas pelo cristianismo.


Concílio: reunião formal de líderes religiosos, geralmente convocada para discutir e resolver questões teológicas ou administrativas dentro de uma religião.


Heresia: doutrina ou crença que diverge dos ensinamentos oficiais de uma religião, frequentemente condenada como errônea ou perigosa pelas autoridades religiosas.


Credo Niceno: declaração de fé cristã formulada no Concílio de Niceia, em 325, estabelecendo a doutrina da Trindade e a divindade de Jesus Cristo.


Bárbaros: termo usado pelos romanos para designar povos estrangeiros, especialmente aqueles que não compartilhavam a cultura ou o idioma romano, como os germânicos.

 

 


 

Publicado em 10/04/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).