Reciclagem de Metal
A reciclagem de metal é o processo de reaproveitamento de metais descartados, reduzindo a necessidade de extração de matérias-primas e contribuindo para a conservação dos recursos naturais e a diminuição da poluição ambiental.
Introdução
O metal é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia a dia. Encontramos embalagens de metais, fios e outros produtos metálicos em diversos produtos. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do metal reciclado. O metal reciclado tem praticamente todas as características do metal comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidade. O alumínio, por exemplo, pode ser usado sem limites. O aço (material metálico produzido com ferro e carbono) após ser reciclado volta para a cadeia produtiva para ser transformado em latas e peças automotivas, por exemplo.
Importância
A reciclagem do metal é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o metal ou compramos metal reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). Não podemos esquecer, também, que a reciclagem de metal gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de metal e outros materiais reciclados. O metal tem um alto valor para a reciclagem.
Coleta seletiva
Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de metal é a separação e coleta seletiva do metal. Nas empresas, residências e outros locais existem espaços destinados ao descarte de metal.
Separação no processo de reciclagem
Na primeira fase do processo de reciclagem de metal, os mesmos são separados por tipos e características. Desta forma, alumínio, cobre, aço e ferro passam por processos de reciclagem diferentes.
Separação: etapa fundamental no processo de reciclagem dos metais. |
Tipos de metais recicláveis (exemplos):
- Latas de alumínio (refrigerante, cerveja, etc.) e aço (latas de sardinha, molhos, óleo, etc.).
- Arames, pregos e parafusos.
- Fios de metal
- Tampas de metal
- Tubos de pasta
- Panelas sem cabo
- Arames
- Chapas de metal
- Objetos de alumínio (janelas, portas, portões, etc.).
- Fios e objetos de cobre
- Ferragens
- Canos de metal
- Molduras de quadros
- Tampinhas de garrafa
- Ferramentas de metal
- Retalhos de folhas de flandres
- Objetos de zinco (calhas, coberturas para telhado, pregos, parafusos, fios e cabos elétricos).
- Tampas metálicas de potes de iogurtes, margarinas, queijos, etc.
- Papel alumínio
- Objetos de bronze (esculturas, joias, moedas, medalhas, itens de cozinha, etc.).
Você sabia?
- No Brasil, 52% das latas de aço são recicladas, voltando para a cadeia produtiva (dado relativo ao ano de 2022 - estimativa).
As latinhas de refrigerantes, sucos e cervejas são de alumínio e apresentam bom aproveitamento no processo de reciclagem. |
Revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
BRAIDO, Eunice. Reciclagem do Metal (Coleção O Luxo do Lixo). São Paulo: FTD, 2014.
Fonte de referência do texto:
ART, Henry W. Dicionário de Ecologia e Ciências Ambientais. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2001.
Vídeo indicado no YouTube:
Como funciona a RECICLAGEM DE LATINHAS DE ALUMÍNIO #Boravê - Manual do Mundo