Planalto Meridional

O Planalto Meridional é uma forma de relevo localizada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Serra Geral no Paraná
Serra Geral no Paraná

 

Localização geográfica


O Planalto Meridional localiza-se na região sul, oeste da região sudeste e extremo sul da região centro-oeste do Brasil. Esta região é banhada, principalmente, pelas águas dos rios Uruguai e Paraná.



Características principais:


• Formado principalmente por terrenos sedimentares;

 

• Possui uma inclinação leve em direção a oeste (rio Paraná).

 

• O clima é predominantemente subtropical, com verões quentes e invernos frios. A região é conhecida por geadas no inverno e, ocasionalmente, neve nas áreas mais altas.

 

• A região é rica em bacias hidrográficas, com rios importantes como o rio Iguaçu, o rio Jacuí, o rio Uruguai e seus afluentes




De acordo com suas características, podemos dividir o Planalto Meridional em duas partes:



1. Depressão Periférica

 

Entre o Planalto Atlântico e o Planalto Arenito-Basáltico há presença de terrenos recobertos por arenito. Essa área é conhecida como Depressão Periférica. Exemplos são o Planalto dos Campos Gerais (no Paraná) e a Depressão Central (no Rio Grande do Sul). Na Depressão Periférica existe grande quantidade de terra roxa, sendo ela muito fértil. A Depressão Periférica parece muito com o fundo de uma canoa (ou vale), pois é decaída entre duas áreas de planalto.



2. Planalto Arenito-Basáltico

 

Formado por camadas intercaladas de lavas basálticas e arenitos. Bom exemplo é a Serra Geral em Santa Catarina.



As cuestas


Entre o Planalto Atlântico e o Planalto Arenito-Basáltico existem as cuestas. É uma forma de relevo assimétrico, caracterizado pela presença de paredões abruptos.

 

Foto de uma cuesta no Interior de São Paulo
Cuesta localizada no interior de São Paulo




Serra Geral


A mais importante formação geológica do Planalto Meridional é a Serra Geral, presente nos territórios do Paraná e Santa Catarina. Ela possui altitude média de 940 metros. Foi formada há milhões de anos, a partir de grande atividade vulcânica e derramamento de lava (magma em fusão natural).

 

 

 



Revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)