Relevo da Região Sudeste do Brasil

Conheça principais características do relevo da região Sudeste do Brasil.

Serra do Mar no litoral norte do estado de São Paulo
Serra do Mar no litoral norte do estado de São Paulo

 

Encontramos quatro tipos de relevo da região Sudeste do Brasil:

 

1. Planícies costeiras (ou planícies litorâneas)


Como a costa brasileira é muito extensa (7.367 km), a largura das planícies costeiras varia muito. Em algumas localizações aparecem grandes baixadas, estreitos e áreas de contato direto do Oceano Atlântico com as serras. Encontramos nestas planícies algumas restingas (terreno arenoso e salino próximo ao mar) e grande quantidade de praias. Estas restingas dão origem a baias (porção de oceano rodeado por terras) e lagoas costeiras. Este tipo de relevo está presente em todos os estados da região Sudeste.




2. Serras e planaltos do Sudeste e Leste (Planalto Atlântico Sul)


Relevo acidentado formado por serras cristalinas, composta por rochas antigas. As serras mais conhecidas são: Serra do Mar (escarpa voltada para o Oceano Atlântico), Serra da Mantiqueira (Minas Gerais e São Paulo), Serra de Paranapiacaba, Serra do Espinhaço (Bahia e Minas Gerais), Serra da Canastra (São Paulo e Minas Gerais) e Serra dos Órgãos (Rio de Janeiro).

 

 

3. Planalto Meridional


Presente na região oeste de Minas Gerais e centro-oeste do estado de São Paulo. É composto por dois grandes blocos: 



3a. Depressão Periférica

 

• A depressão periférica é um tipo de relevo que faz a transição entre as áreas de planalto e planície, apresentando altitudes médias que variam de 100 a 500 metros.

• Localizada entre o Planalto Atlântico Sul e o Planalto Arenito-Basáltico, se caracteriza pela presença de terras férteis (terra rocha).

• Essa depressão periférica é caracterizada por um relevo suavemente ondulado, com vales largos e encostas de inclinação moderada.



3b. Planalto Arenito-Basáltico


• Tem este nome, pois ocorre a presença de arenito (rochas sedimentares pouco resistentes) e basalto (rocha ígnea, de origem vulcânica). A alternância dessas rochas é resultante de diferentes eventos vulcânicos ocorridos durante o Período Cretáceo, quando a região era coberta por um grande mar interno.

 

• Se caracteriza, principalmente, pela presença das cuestas (formas de relevo assimétrico). 

 

• O solo rico em nutrientes e a topografia plana a suavemente ondulada tornam o Planalto Arenito-Basáltico ideal para a agricultura. 

 

Serra da Mantiqueira
Serra da Mantiqueira: uma das principais cadeias montanhosas da região Sudeste do Brasil. Está localizada entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

 

 



Revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)