Relevo da Região Sudeste do Brasil
Conheça principais características do relevo da região Sudeste do Brasil.
Encontramos quatro tipos de relevo da região Sudeste do Brasil:
1. Planícies costeiras (ou planícies litorâneas)
Como a costa brasileira é muito extensa (7.367 km), a largura das planícies costeiras varia muito. Em algumas localizações aparecem grandes baixadas, estreitos e áreas de contato direto do Oceano Atlântico com as serras. Encontramos nestas planícies algumas restingas (terreno arenoso e salino próximo ao mar) e grande quantidade de praias. Estas restingas dão origem a baias (porção de oceano rodeado por terras) e lagoas costeiras. Este tipo de relevo está presente em todos os estados da região Sudeste.
2. Serras e planaltos do Sudeste e Leste (Planalto Atlântico Sul)
Relevo acidentado formado por serras cristalinas, composta por rochas antigas. As serras mais conhecidas são: Serra do Mar (escarpa voltada para o Oceano Atlântico), Serra da Mantiqueira (Minas Gerais e São Paulo), Serra de Paranapiacaba, Serra do Espinhaço (Bahia e Minas Gerais), Serra da Canastra (São Paulo e Minas Gerais) e Serra dos Órgãos (Rio de Janeiro).
3. Planalto Meridional
Presente na região oeste de Minas Gerais e centro-oeste do estado de São Paulo. É composto por dois grandes blocos:
3a. Depressão Periférica
• A depressão periférica é um tipo de relevo que faz a transição entre as áreas de planalto e planície, apresentando altitudes médias que variam de 100 a 500 metros.
• Localizada entre o Planalto Atlântico Sul e o Planalto Arenito-Basáltico, se caracteriza pela presença de terras férteis (terra rocha).
• Essa depressão periférica é caracterizada por um relevo suavemente ondulado, com vales largos e encostas de inclinação moderada.
3b. Planalto Arenito-Basáltico
• Tem este nome, pois ocorre a presença de arenito (rochas sedimentares pouco resistentes) e basalto (rocha ígnea, de origem vulcânica). A alternância dessas rochas é resultante de diferentes eventos vulcânicos ocorridos durante o Período Cretáceo, quando a região era coberta por um grande mar interno.
• Se caracteriza, principalmente, pela presença das cuestas (formas de relevo assimétrico).
• O solo rico em nutrientes e a topografia plana a suavemente ondulada tornam o Planalto Arenito-Basáltico ideal para a agricultura.
Serra da Mantiqueira: uma das principais cadeias montanhosas da região Sudeste do Brasil. Está localizada entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. |
Revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Vídeo indicado no YouTube:
REGIÃO SUDESTE: ASPECTOS NATURAIS - RELEVO, CLIMA, HIDROGRAFIA, VEGETAÇÃO - Quadro Livre