Sete Pecados Capitais

Os sete pecados capitais são comportamentos não aceitos pela Igreja Católica.

Gula: um dos sete pecados capitais
Gula: um dos sete pecados capitais


O que são os Sete Pecados Capitais

 

Os sete pecados capitais são atitudes humanas contrárias às leis divinas. Foram definidos pela Igreja Católica, no final do século VI, durante o papado de Gregório Magno. 



São eles:

 

1. Luxúria: um desejo intenso e descontrolado de prazer sexual, mas também pode se aplicar ao desejo de outros prazeres físicos ou posses materiais.



2. Gula: consumo contínuo e excessivo de comida ou bebida, está relacionado com um desejo irracional e egoísta por mais do que o necessário.



3. Ganância: excessivo desejo por dinheiro ou qualquer posse, também pode ser descrito como avareza ou cobiça.



4. Preguiça: pode ser a preguiça espiritual ou física e representa a incapacidade de utilizar os próprios talentos e dons, bem como a evitação do trabalho físico ou espiritual.



5. Ira: raiva e ódio intensos contra outra pessoa; pode se manifestar como impaciência, vingança e comportamento autodestrutivo.



6. Inveja: desejo ressentido pelas posses, qualidades ou sorte de outra pessoa. Pode levar a ressentimentos, fofocas e até ações destinadas a prejudicar os outros por ciúme.



7. Orgulho: frequentemente considerado o "original" e o mais sério dos sete pecados capitais, é caracterizado por um senso exagerado de status ou realizações pessoais. O orgulho geralmente leva à falta de humildade e ao reconhecimento das próprias falhas e à confiança nos outros.

 

Desenho mostrando um homem dormindo no sofá e outras duas pessoas bravas reclamando da preguiça dele.

Preguiça: outro exemplo de pecado capital.

 



Novos Pecados Capitais

 

Em função das mudanças ocorridas na sociedade atual, o Vaticano criou, em março de 2008, um conjunto de novos pecados adaptados à era da globalização.

 

• Experimentos “moralmente dúbios” com células-tronco: a Igreja Católica defende a ideia de que a vida se forma no momento da formação do embrião. Portanto, condena qualquer tipo de pesquisa científica com embriões humanos e células-tronco embrionárias.

 

• Uso de drogas: as drogas causam dependência física e psicológica nos usuários e prejudicam o funcionamento harmonioso da família. É uma atitude contra a vida humana.

 

• Poluição do meio ambiente: a poluição do ar, água e solo trazem prejuízos sérios ao meio ambiente e a saúde das pessoas.

 

• Agravamento da injustiça social: o capitalismo criou, em muitos países, uma má distribuição de renda, deixando à margem da sociedade grande parcela da população (os excluídos sociais).

 

• Riqueza excessiva: o capitalismo favoreceu a concentração de renda, muitas vezes, de forma excessiva. Algumas pessoas concentram bilhões de dólares, enquanto outros, não têm se quer o que comer.

 

• Geração de pobreza: a pobreza e a miséria estão espalhadas pelo mundo. Cometem este pecado àqueles que contribuem para a geração destas condições sociais.

 

• Violações bioéticas como, por exemplo, controle de natalidade: é considerada violação bioética toda atitude que pretende evitar a geração de vida de forma natural (uso de contraceptivos, cirurgias, aborto, inseminação artificial).

 

Foto mostrando a poluição da água

Poluição do meio ambiente: um dos novos sete pecados capitais.

 

 



Por Equipe Sua Pesquisa

Temas relacionados