Símbolos Nacionais do Brasil

Veja abaixo quais são os símbolos nacionais do Brasil e suas principais características.

Bandeira do Brasil: um dos símbolos nacionais do nosso país
Bandeira do Brasil: um dos símbolos nacionais do nosso país

 

O que são

 

Os Símbolos Nacionais do Brasil foram definidos na Lei 5.700 de 1º de setembro de 1971. Além de estabelecer quais são os símbolos, esta lei também fez determinações sobre como devem ser usados, padrões e formatos, significados, etc. Estes símbolos são de extrema importância para nossa nação, pois representam o Brasil dentro e fora do território nacional. Logo, devem ser respeitados por todos os cidadãos brasileiros. Os Símbolos Nacionais são usados em cerimônias, documentos oficiais, eventos e localidades oficiais.

 

SÍMBOLOS NACIONAIS BRASILEIROS E SUAS CARACTERÍSTICAS E SIGNIFICADOS PRINCIPAIS:

 

 

BANDEIRA NACIONAL

 

Esfera azul, representando nosso céu estrelado, ao centro com a frase "Ordem e Progresso". São 27 estrelas, representando os 26 estados e o Distrito Federal. Losango Amarelo ao centro representando o ouro. Retângulo verde, representando nossas matas e florestas.

 

Bandeira do Brasil

Bandeira do Brasil

 

 

ARMAS NACIONAIS

 

No centro há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O cruzeiro do sul está ao centro, sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo a esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição "República Federativa do Brasil". Numa outra faixa, abaixo, apresenta-se "15 de novembro" (direita) e "de 1889" (esquerda) 

 

Brasão de Armas Nacional

 

 

SELO NACIONAL

 

O selo nacional é usado para autenticar documentos oficiais e atos do governo. Usado também para autenticar diplomas e certificados emitidos por unidades de ensino reconhecidas. O Selo Nacional é representado por uma esfera com as estrelas (semelhante a da bandeira brasileira), apresentando a inscrição República Federativa do Brasil.

 

O Selo Nacional é um dos quatro símbolos oficiais do Brasil. Ele foi estabelecido como símbolo nacional pela lei número 5.700 de 01/09/1971. Na Constituição Federal também existe referência sobre ele (Artigo 13).

 

O Selo Nacional foi criado logo após a Proclamação da República. De acordo com o decreto número 4 de 1889, o Selo Nacional é composto por uma esfera de cor azul celeste (igual a da Bandeira Nacional) tendo em sua volta um anel com as seguintes palavras: República Federativa do Brasil.

 

Há duas versões do Selo Nacional. Uma versão é em preto e branco e outra colorida (esfera celeste nas mesmas cores da bandeira nacional e o anel em cor amarela com as palavras escritas em verde).

 

O Selo Nacional é utilizado para autenticar atos governamentais, diplomas e certificados expedidos por instituições de ensino oficiais. As escolas reconhecidas pelo governo federal também podem utilizar o selo na autenticação de diplomas e certificados.

 

 

Selo Nacional do Brasil nas versões em preto e branco e colorida

 

 

Selo Nacional do Brasil nas versões em preto e branco e colorida.

 

 

 

HINO NACIONAL

 

Tocado em solenidades e eventos oficiais do governo, eventos esportivos e culturais e nas escolas, junto com o hasteamento da Bandeira Nacional.

 

 

 

Você sabia?

 

- Em 18 de setembro comemora-se o Dia dos Símbolos Nacionais.

 

-  De acordo com a Constituição Federal de 1988, os Estados, Municípios e o Distrito Federal também podem ter seus próprios símbolos oficiais.

 

 



Última atualização: 13/01/2021

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).