Açude

Saiba o que é um açude, suas principais características e finalidades.

Açude: um lago artificial
Açude: um lago artificial

 

Pergunta:

 

O que é um açude?

 

Resposta:

 

Definição geográfica

 

Açudes são lagos artificiais formados com a água represada de rios, lagoas e até mesmo da chuva. Para se formar um açude são usadas barreiras que impedem a água de fluir em sua vazão regular, favorecendo a formação de lagos artificiais. Esses lagos artificiais são criados para atender a diversas finalidades, como: criação de peixes, produção de energia, irrigação de áreas agricultáveis, abastecimento de água e dessedentação de animais (onde animais matam a sede e se refrescam do calor).


Curiosidades sobre açudes:


- Na região Nordeste do Brasil, devido ao clima seco, é comum a construção de açudes durante as cheias para garantir a irrigação do solo de uma área ampla. No período de seca, quando os açudes secam, o solo permanece umidificado, permitindo o plantio de alimentos.


- A piscicultura utiliza açudes construídos à margem de rios para criação e reprodução de peixes.


- O açude Castanhão, no Ceará, é considerado o maior açude do Brasil e possui capacidade para 6,7 bilhões de m³ de água.


Foto do açude Castanhão no Ceará

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Açude Castanhão no Ceará: o maior do Brasil.

 

 

 

Pergunta respondida em 20/03/2020


Por Jóyce Oliveira Leitão
Licenciada em Geografia (Universidade Estadual de Londrina - 2009), Bacharela em Geografia (USP - 2014) e Mestra em Geografia (Unicamp - 2017). Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259184T9