O que é Sensoriamento Remoto
Conheça essa interessante e importante técnica de obtenção de imagens e dados e dados da superfície terrestre

Pergunta:
O que é sensoriamento remoto, para que serve e quais suas características?
Resposta:
Existem casos em que os objetos não podem ser medidos ou observados. Nesse caso, são usadas técnicas conhecidas como sensoriamento remoto.
O sensoriamento remoto é um conjunto de técnicas destinadas à obtenção de imagens e dados de determinados alvos (objetos, fenômenos, áreas) da superfície terrestre, através da captação e registro da energia refletida. Ele pode ser feito em nível orbital (por satélites), aéreo (por aviões) ou terrestre (por técnicos).
A principal características dessa técnica é a separação física entre a câmera fotográfica e o objeto de estudo, que está localizado na superfície da Terra.
Para que essa técnica seja utilizada, são necessários três elementos: objeto de estudo, radiação eletromagnética e um sensor.
Curiosidades e outras informações importantes:
- Em Portugal, o sensoriamento remoto é também conhecido como detecção remota.
- Esse sistema é muito importante no mapeamento de regiões que sofrem desastres naturais como, por exemplo, terremotos, incêndios, deslizamentos de terra, alagamentos, etc.
- O sensoriamento remoto também é utilizado na elaboração de mapas cartográficos, nos programas de prevenção de desastres, na agricultura e para a obtenção de informações de caráter militar.
- O sensoriamento remoto teve grande desenvolvimento na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Um dos principais passos ocorreu em 1940, com o desenvolvimento de equipamentos para radiometria sensíveis à radiação infravermelha.
Sensoriamento Remoto: importante no mapeamento de desastres urbanos.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Iniciação em sensoriamento remoto
Autor: Florenzano, Teresa Galloti
Editora: Oficina de Texto
Ano: 2011
Temas do livro: Cartografia, Geografia Física