Cortina de Ferro na Guerra Fria
Saiba a origem e o que foi a Cortina de Ferra durante a Guerra Fria e os países que faziam parte

Pergunta:
O que foi a Cortina de Ferro durante a Guerra Fria e quais países faziam parte dela?
Resposta:
Significado e origem do termo
A expressão “Cortina de Ferro” foi usada pela primeira pelo primeiro-ministro britânico Winston Churchill, em 1946, para se referir aos países do leste europeu, que estavam sob a influência da União Soviética (URSS). Portanto, esses países eram seguidores do regime socialista.
Origem histórica
Do ponto de vista histórico, esse bloco começou a ser formado após a derrota alemã na Batalha de Stalingrado, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi a União Soviética que libertou os países do leste europeu do domínio nazista e estabeleceu seu domínio na região.
O simbolismo
Vale ressaltar que essa expressão era utilizada pelos países do ocidente europeu e não pelos próprios habitantes do leste europeu. E evidentemente, em plena Guerra Fria, a expressão “Cortina de Ferro” era impregnada de valores considerados negativos pelos ocidentais. Simbolizava o perigoso socialismo, a ditadura, o atraso industrial e a falta de liberdade. Mas, ao mesmo tempo, tinha a questão do respeito, pois a União Soviética possuía grande arsenal bélico, inclusive com poderosas armas atômicas.
A expressão “Cortina de Ferro” foi muito utilizada durante a Guerra Fria (1947-1989), quando o mundo estava dividido em capitalismo (sob influência dos EUA) e socialismo (sob influência da União Soviética). Nesse contexto, a Europa estava divida em Europa Ocidental (capitalista) e Europa Oriental ou Leste Europeu (socialista).
Um dos principais símbolos da Cortina de Ferro e da Guerra Fria foi o Muro de Berlim, construído em 1961 pela Alemanha Oriental. Esse muro dividia a cidade de Berlim em duas áreas: Berlim Ocidental e Berlim Oriental (incluindo a Alemanha Oriental). Esse muro circundava toda Berlim Ocidental (capitalista) e só foi derrubado em 1989, no processo da reunificação da Alemanha.
Países que faziam parte da Cortina de Ferro sob a liderança e comando da URSS:
- Albânia
- Bulgária
- Hungria
- Polônia
- Romênia
- Tchecoslováquia
- Iugoslávia
- Alemanha Oriental (República Democrática da Alemanha)
![]() |
Muro de Berlim: um dos símbolos da Cortina de Ferro e da Guerra Fria. |
Resposta elaborada por:
Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Guerra Fria a era do Medo
Autor: Roubicek, Rafael
Editora: Ática
Fonte de referência do texto:
- COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral, São Paulo: Saraiva, 2011.