Principais características do Romantismo

Resumo das principais características gerais do Romantismo na literatura e nas artes plásticas do Brasil, ideais românticos, aspectos literários

Indianísmo: uma das principais característias do Romantismo no Brasil
Indianísmo: uma das principais característias do Romantismo no Brasil

 

Principais características do Romantismo no Brasil

 

- Ênfase na valorização do Nacionalismo (temas ligados aos aspectos positivos do Brasil como, por exemplo, a natureza e a cultura nacional).

 

- Abordagem de temas ligados à História do Brasil.

 

- Resgate das tradições populares (danças, artes, cultural popular).

 

- Valorização do individualismo: o seguidor do romantismo busca sair dos padrões sociais para buscar características e sentimentos próprios do indivíduo.

 

- Ênfase para a liberdade de criação e expressão artística e literária.

 

- Abordagem de temas da sociedade, enfatizando a crítica dos comportamentos e valores sociais tradicionais estabelecidos.

 

- Idealização do amor, da mulher amada e de situações. Nesse aspecto há excesso do sentimentalismo.

 

- Principalmente nas obras literárias há presença do egocentrismo. O escritor, principalmente os poetas, colocam seus sentimentos, sofrimentos, amores e suas vidas acima de tudo.

 

- Valorização dos primeiros habitantes do país (indígenas) como se eles fossem os detentores dos valores nobres e verdadeiros do Brasil. Essa características romântica é conhecida como Indianismo.

 

- Presença da emoção nas obras literárias e artísticas.

 

- Muitos escritores do Romantismo apresentam características literárias voltadas para o pessimismo, valorização da tristeza e vida boêmia. Esses aspectos aparecem, principalmente, nos poetas da Segunda Geração Romântica do Brasil (Ultrarromantismo).

 

- Idealização da realidade, principalmente presente na pintura romântica.