Dia D

O Dia D foi quando ocorreu o desembarque dos aliados na Normandia durante a Segunda Guerra Mundial.

Dia D: Soldados aliados desembarcam na Normandia
Dia D: Soldados aliados desembarcam na Normandia

 

O que foi o Dia D na 2ª Guerra Mundial?


O Dia D, 6 de junho de 1944, foi a data em que ocorreu o desembarque das tropas aliadas na Normandia (noroeste da França). Este dia é considerado por muitos historiadores como o mais importante da Segunda Guerra Mundial. Foi decisivo na vitória dos aliados contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). O nome oficial deste plano militar era Operação Overlord.

 

A região era dominada pelos alemães na chamada Muralha do Atlântico. Os aliados, desembarcaram com mais de 300 mil homens e milhares de armamentos. Os aliados usaram senhas e informações falsas sobre o desembarque, estratégia importante para confundir as tropas alemãs.

 

Após duras batalhas, a operação Overlord funcionou e os aliados venceram. Esta vitória foi crucial para o avanço dos aliados rumo à vitória sobre a Alemanha em 1945.

 

Curiosidade histórica

 

Os soldados das tropas aliadas, que participaram da invasão da Normandia durante no Dia D eram dos seguintes países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França (parte livre), Polônia, Austrália, Bélgica, Nova Zelândia, Holanda e Noruega. 

 

Foto de soldados americanos desembarcando na Normandia no Dia D

Soldados dos EUA desembarcando na Normandia no Dia D

 

 

 

 



atualizado em 20/11/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).