Escola de Arte Bauhaus
Bauhaus foi uma escola e movimento artístico de vanguarda na arquitetura e artes plásticas.
O que foi e origem da Bauhaus
A Escola de Arte Bauhaus, fundada por Walter Gropius em 1919 em Weimar, Alemanha, foi uma escola revolucionária de arte e design que enfatizava a unidade entre arte, artesanato e tecnologia. Essa visão educacional visava preencher a lacuna entre as artes plásticas e as artes aplicadas, incentivando uma abordagem abrangente à criação artística que integrava ofícios como marcenaria, metalurgia e tecelagem com as artes plásticas.
A escola mudou-se para Dessau em 1925 e mais tarde para Berlim em 1932, onde operou até seu fechamento sob pressão do regime nazista em 1933.
A filosofia e os métodos pedagógicos da Bauhaus tiveram uma influência profunda na arquitetura e no design modernista, promovendo princípios de funcionalismo, simplicidade e o uso de materiais industriais.
Principais características da Bauhaus:
• Funcionalismo: a Bauhaus enfatizava que a "forma segue a função", o que significa que o design de edifícios, objetos e arte deveria se relacionar principalmente com sua função ou propósito pretendido. Esse princípio rejeitava ornamentações desnecessárias e focava na usabilidade e simplicidade do design.
• Integração de arte e tecnologia: a escola promovia a integração da arte, do artesanato e da tecnologia. Essa abordagem significava que os artistas eram encorajados a pensar como engenheiros e artesãos, e vice-versa, levando a designs inovadores que poderiam ser produzidos em massa, refletindo o objetivo da escola de acessibilidade e praticidade.
• Formas geométricas: o design da Bauhaus é caracterizado pela clareza geométrica, muitas vezes usando formas como retângulos, quadrados e círculos para criar composições abstratas, porém harmoniosas. Essas formas eram vistas como universais, atemporais e representativas da era industrial moderna.
• Minimalismo: os artistas da Bauhaus tendiam ao minimalismo, eliminando detalhes supérfluos para focar nos essenciais de forma e cor. Essa abordagem minimalista se manifestava em designs claros, racionais e funcionais.
• Uso de materiais modernos: a Bauhaus foi pioneira no uso de novos materiais, como aço, vidro e concreto, explorando suas propriedades e potenciais tanto na arte quanto na arquitetura. Isso não apenas refletia a modernidade de sua abordagem, mas também permitia a exploração de novas formas e inovações estruturais.
• Unidade de arte e artesanato: apesar de seu foco em tecnologia e indústria, a Bauhaus mantinha um forte compromisso com os ofícios, vendo-os como essenciais para uma educação artística completa. A escola incentivava uma educação baseada em oficinas onde os alunos aprenderiam vários ofícios e aplicariam esse conhecimento para criar designs que eram, ao mesmo tempo, artísticos e funcionais.
Edifício Bauhaus: localizado em Dessau (Alemanha), design de Walter Gropius. |
Principais artistas plásticos e arquitetos da Bauhaus e suas obras:
Walter Gropius: como fundador da Bauhaus, Gropius foi um arquiteto que enfatizou a integração da arte, tecnologia e artesanato. Seus trabalhos arquitetônicos incluem o design do prédio da Escola Bauhaus em Dessau e a Fábrica Fagus. Sua abordagem estabeleceu as bases para a arquitetura modernista.
Paul Klee: pintor suíço e educador na Bauhaus, Klee era conhecido por sua abordagem individualista da arte, caracterizada por seu profundo interesse na teoria das cores e formas abstratas. Suas obras, como "Máquina de Chilrear" (1922) e "Senecio" (1922), mostram seu uso inovador de métodos gráficos e cor.
Wassily Kandinsky: pintor russo e teórico da arte, Kandinsky lecionou na Bauhaus de 1922 a 1933. Conhecido por suas obras abstratas, ele tinha um profundo interesse na relação entre arte e vida espiritual. Suas composições, notavelmente "Composição VIII" (1923), são celebradas por suas cores vibrantes e forma.
László Moholy-Nagy: artista húngaro que lecionou na Bauhaus, Moholy-Nagy trabalhou em vários meios, incluindo fotografia, tipografia e escultura. Ele era um grande defensor da integração da tecnologia e indústria nas artes, como visto em suas obras como "Modulador de Espaço-Luz" (1930).
Marcel Breuer: arquiteto modernista e designer de móveis de origem húngara, Breuer era conhecido por seu uso inovador de aço tubular no design de móveis. Sua Cadeira Wassily (1925-1926), inspirada na estrutura de uma bicicleta, é um marco no design de móveis modernos.
Josef Albers: artista e educador alemão-americano, Albers lecionou na Bauhaus antes de se mudar para os Estados Unidos. Ele é mais conhecido por seu trabalho em percepção visual, teoria das cores e sua série "Homenagem ao Quadrado", que explora interações cromáticas com quadrados aninhados.
Casa em Horn (1923): presença do estilo arquitetônico da Escola Bauhaus. |
Legado da Bauhaus
A Escola de Arte Bauhaus influenciou significativamente várias disciplinas, incluindo arquitetura, arte e design. Mesmo após seu fechamento, em 1933, devido à pressão nazista, seu impacto continuou a se espalhar, especialmente nos Estados Unidos, através de figuras como Ludwig Mies van der Rohe e Marcel Breuer.
Em design gráfico, a Bauhaus promoveu o uso da tipografia sem serifa, que influenciou profundamente as práticas modernas de design gráfico. Apesar de sua vida relativamente curta, os princípios da Bauhaus perduram no design e na arquitetura contemporâneos, sublinhando o legado profundo e duradouro da escola na formação da estética e educação em design modernos.
Cadeira Wassily do designer húngaro Marcel Breuer: design e conceito da Escola Bauhaus de Arte. |
Máquina de Chilrear (1922) de Paul Klee: presença de características estética da Bauhaus. |
Romano ou Cinco Figuras no Espaço (1925): pintura de Oskar Schlemmer. |
Saiba mais:
Obtenha mais informações e imagens ilustrativas sobre esse movimento artístico no website do Museu Bauhaus.
Publicado em 16/04/2024
Por Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em história pela USP)
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Bibliografia e vídeos indicados:
Fonte de referência do artigo:
- A nova arquitetura e a Bauhaus. Tradução de Guilherme Augusto de Melo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2007.