Mark Rothko

Mark Rothko foi um pintor expressionista alemão do século XX.

Mark Rothko: pintor do Expressionismo abstrato norte-americano
Mark Rothko: pintor do Expressionismo abstrato norte-americano

 

Quem foi

 

Mark Rothko foi um importante pintor norte-americano de arte abstrata. Atuou também como professor universitário, sendo considerado, por muitos historiadores da arte, como um expressivo representante do movimento artístico conhecido como Expressionismo Abstrato.

Rothko, que nasceu na Letônia e foi morar nos Estados Unidos quando tinha 10 anos, também trabalhou como professor universitário.

 

Foi influenciado pelos estilos artísticos de três importantes pintores do surrealismo europeu: Max Ernst, Wolfgang Paalen e Yves Tanguy



Biografia resumida

 

Mark Rothko nasceu na cidade de Daugavpils (Letônia) em 25 de setembro de 1903. Rothko era o mais jovem de quatro irmãos em uma família que fazia parte da comunidade judaica.

Seu início de vida foi marcado pela influência intelectual de seu pai, Jacob Rothkowitz, que era farmacêutico e intelectual. Apesar da educação inicial secular e política de Jacob para seus filhos, ele mais tarde retornou ao Judaísmo Ortodoxo de sua juventude, o que levou Rothko a ser enviado ao cheder aos cinco anos para estudar o Talmude.


A família Rothkowitz enfrentou a ameaça de seus filhos serem recrutados para o Exército Imperial Russo, o que levou Jacob a imigrar para os Estados Unidos. Markus, junto com sua mãe e irmã, juntou-se a Jacob e seus irmãos mais velhos em Portland, Oregon, no final de 1913. Tragicamente, Jacob faleceu de câncer de cólon logo após a reunião, deixando a família em uma situação financeira precária.


Rothko era academicamente talentoso e se formou na Lincoln High School de Portland em 1921. Depois, frequentou a Universidade de Yale com uma bolsa de estudos, estudando artes liberais e ciências, mas deixou a universidade sem se formar em 1923 devido ao seu desencanto com o elitismo e racismo percebidos na universidade. Ele se mudou para a cidade de Nova York, onde estudou brevemente na Art Students League.


Em 1929, Rothko começou a ensinar na Center Academy do Brooklyn Jewish Center, posição que manteve até 1952. Sua vida pessoal também viu ele se tornar cidadão americano em 21 de fevereiro de 1938.


A vida pessoal de Rothko também foi caracterizada por seu interesse em ativismo político, que foi despertado em sua juventude como imigrante nos Estados Unidos.

Faleceu em 25 de fevereiro de 1970, aos 66 anos, na cidade de Nova York (EUA).

 

Foto em preto e branco do pintor Mark Rothko

Mark Rothko: um dos grandes nomes da pintura abstrata.




Principal movimento artístico que pertenceu:

 

Expressionismo abstrato.



Principal técnica de pintura:

 

Óleo sobre tela.



Principais características do seu estilo artístico

 

Realizou pinturas abstratas.

 

Usou cores vibrantes e intensas, buscando, muitas vezes, valorizar os contrastes.

 

Utilizou em suas obras as figuras geométricas simples.

 

Presença, em suas pinturas, de texturas deixadas pelo uso de tinta com espátula e pincel.

 

Grande parte de suas pinturas não apresenta figuras (objetos, pessoas) relacionadas com a realidade. São apenas, em sua maioria, a valorização de formas abstratas e geométricas.

 

A arte de Rothko é conhecida por sua rigorosa atenção a elementos formais, como cor, forma, equilíbrio, profundidade, composição e escala.

 

As pinturas de Rothko são impregnadas de uma profundidade espiritual e emocional.

 

As obras de arte de Rothko são notáveis pelo seu grande tamanho, que tinha a intenção de imergir o espectador na cor e criar uma experiência visual mais profunda. Ele acreditava que o tamanho de suas pinturas incentivava os espectadores a se aproximarem e se engajarem mais profundamente com a obra.

 

Pintura de Rothko mostrando de forma abstrata uma cena de batismo

Cena Batismal (1945): pintura abstrata de Mark Rothko.



Principais obras de Mark Rothko:

 

- Turbilhão lento na beira do mar (1944)

- Violeta, Preto, Laranja, Amarelo em Branco e Vermelho (1949)

- Centro branco – amarelo, rosa e lavando no rosa (1950)

- Sem título – lilás, branco e vermelho (1953)

- Nº 61 – ferrugem e azul (1953)

- Vermelho claro sobre branco (1957)

- Preto no marrom (1958)

- Orange, Red, Yellow (1961)

- Nº1 / Nº1 (1964)

- Preto sobre cinza (1969-1970)

 

Nº 61, ferrugem e azul de Mark Rothko

Nº 61, ferrugem e azul de Mark Rothko (ano de 1953).

 

 



Atualizado em 22/03/2024

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).