Maneirismo

Conheça as principais características deste movimento artístico, os artistas maneiristas e obras, significado, estilo e relação com o Barroco.

Conversão de São Paulo (Parmigianino): obra do Maneirismo
Conversão de São Paulo (Parmigianino): obra do Maneirismo

 

O que foi (definição)

 

O Maneirismo foi um movimento artístico, que se desenvolveu no continente europeu no século XVI. Iniciou-se na Itália, por volta de 1515, desenvolvendo-se, principalmente, as áreas da pintura, escultura e arquitetura.



Origem do termo

 

Este termo foi dado pelo pintor e escritor renascentista italiano Giorgio Vasari, a partir da palavra italiana "Maniero", que representava a forma pessoal ou maneira pessoal de cada artista.



Contexto histórico

 

O Maneirismo sucedeu o Renascimento e se desenvolveu no contexto histórico das Reformas Religiosas.

 

Durante muito tempo, historiadores da arte entenderam que este movimento nada mais era do que a fase decadente do Renascimento (período final). Porém, atualmente o Maneirismo é identificado como um estilo artístico original e autônomo, embora apresente muitas características semelhantes ao Renascimento. Vale destacar também que o Maneirismo é considerado, por muitos especialistas de artes plásticas, a fase germinal do Barroco.



Principais características do estilo artístico maneirista:

 

• Rompimento com o estilo clássico de beleza idealizada.

 

• Retratação de figuras em formato alongado e serpenteado.

 

• Uso de cores que não representam fielmente a natureza. As cores usadas em grande parte das obras maneiristas são frias, estranhas e artificiais.

 

• Presença da multiplicidade de pontos de vista, recurso muito utilizado nas esculturas.

 

• Presença de temas profanos e religiosos.

 

• Valorização dos conhecimentos intelectuais na elaboração das obras de arte.

 

• Presença de beleza, elegância, graça e características ornamentais.

 

• Desconsideração da proporcionalidade e perspectiva.

 

• Destaque para os efeitos subjetivos e presença de expressões emocionais fortes.

 

• Os escultores maneiristas utilizaram, principalmente, o mármore e o bronze para produzirem suas obras de arte.

 

Escultura
Escultura "O rapto da Sabina" (1582) de Giambologna: presença de expressões emocionais.




Principais artistas maneiristas e suas obras principais:

 

- Giambologna: escultor flamengo, autor de A fonte de Netuno e O rapto das sabinas.

 

- Giorgio Vasari: pintor maneirista italiano, autor de Perseu liberta Andrômeda.

 

- Parmigianino: pintor italiano, autor de Madona com longo pescoço.

 

- Paolo Veronese: pintor italiano, autor de Sabedoria e força, O festim na casa de Levi e Lucrécia.

 

- El Greco: pintor e escultor grego, autor de A morte da Virgem, O Enterro do Conde de Orgaz e Adoração dos magos.

 

- Jacopo Sansovino: arquiteto italiano, cujo trabalho mais importante foi a Biblioteca Marciana (localizada na cidade de Veneza).

 

- Andrea Palladio: arquiteto italiano responsável pela Igreja de San Giorgio Maggiori (em Veneza) e pelo Teatro Olímpico (em Vicenza).

 

- Agnolo Bronzino: pintor maneirista italiano, autor de Alegoria do triunfo de Vênus e Alegoria da Felicidade.

 

- Frederico Barocci: pintor italiano, autor de A Madonna do povo.

 

- Jacopino del Conte: pintor italiano, autor de A pregação de João Batista, Sagrada Família, Retrato de Santo Inácio de Loyola e Retrato de Michelangelo.

 

- Leon Battista Alberti: arquiteto italiano, responsável pela Igreja de São Sebastião (em Mantova) e Basílica de Sant’Andrea (em Mantova).

 

- Maarten van Heemskerck: pintor e retratista holandês. Entre suas principais obras, podemos citar: Família de Pieter Jan Foppesz (1532) e Templo de Ártemis em Éfeso (1572).

 

- Giuseppe Arcinboldo: pintor italiano, autor das obras Verão e Primavera.

 

Adoração dos pastores, obra de Agnolo Bronzino

Adoração dos pastores (1539-1540), obra do pintor maneirista italiano Agnolo Bronzino.

 

 

Curiosidade (origem do nome):

 

A palavra maneirismo deriva do termo “maniera”, que foi muito usado pelo artista maneirista italiano Giorgio Vasari, para fazer referência às seguintes qualidades artísticas: leveza, graça e sofisticação.

 



EXEMPLOS DE OBRAS MANEIRISTAS:

 

Obra Madona do Povo do pintor Federico Barocci

Madona do Povo (1579): do pintor maneirista italiano Federico Barocci.

 

 

Batalha de Lepanto, obra de Veronese

A Batalha de Lepanto (1571), obra de Veronese: exemplo de pintura do Maneirismo.

 

 

Retrato de Michelangelo, obra de Jacopino del Conte

Retrato de Michelangelo (1535), obra de Jacopino del Conte.

 



RESUMO SOBRE O MANEIRISMO:

 

Contexto Histórico

- Período: final do Renascimento (aproximadamente 1520-1600).
- Surgimento: Itália, após a morte de Rafael em 1520.
- Contexto cultural: transição entre o Renascimento e o Barroco.


Características Gerais:

- Reação ao equilíbrio e harmonia renascentista.
- Ênfase na artificialidade e complexidade.
- Predileção por formas alongadas e distorcidas.
- Composições instáveis e assimétricas.


Temas Principais:

- Uso de perspectiva ilusionista.
- Cores vibrantes e contrastantes.
- Figuras exageradamente elegantes e estilizadas.
- Temas mitológicos e religiosos com abordagem menos convencional.


Principais Artistas:

- Pontormo (Jacopo Carucci)
- Rosso Fiorentino (Giovanni Battista di Jacopo)
- Parmigianino (Francesco Mazzola)
- Bronzino (Agnolo di Cosimo)
- El Greco (Doménikos Theotokópoulos).


Arquitetura Maneirista:

- Rompimento com a simetria clássica.
- Fachadas ornamentadas e detalhes decorativos complexos.
- Exemplo notável: Villa Farnese em Caprarola.


Escultura Maneirista:

- Figuras torcidas e poses dramáticas.
- Uso de mármore e bronze.
- Exemplos notáveis: esculturas de Benvenuto Cellini.


Influências e Legado:

- Transição para o estilo Barroco.
- Influência em diversas regiões da Europa, especialmente na Espanha e na França.
- Contribuição para o desenvolvimento de técnicas e temas artísticos complexos.

 

 

QUIZ

 

O Maneirismo se desenvolveu em qual contexto histórico?

 






 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).