Erich Heckel

Erich Heckel foi um pintor e gravurista do expressionismo alemão.

Erick Heckel: importante artista do expressionismo alemão
Erick Heckel: importante artista do expressionismo alemão

 

Quem foi

 

Erich Heckel foi um pintor alemão do século XX. É considerado um importante artista representante do Expressionismo nas Artes Plásticas. Também atuou artisticamente como gravurista e ilustrador, além de ter sido professor universitário.

 

Foi o fundador de um grupo artístico conhecido como Die Brücke, que reunia artistas plásticos alemães identificados com o Expressionismo.

 

Erich Heckel nasceu na cidade de Döbeln (Alemanha) em 31 de julho de 1883. Faleceu em 27 de janeiro de 1970, aos 86 anos, na cidade de Radolfzell am Bodensee (Alemanha).



Principais características do estilo artístico:

 

• Foi influenciado artisticamente pelo pintor expressionista norueguês Edvard Munch. Também recebeu influências de Paul Gauguin, Vincent van Gogh e Henri Matisse.

 

• Destacou-se na pintura de paisagens e de pessoas em interiores (ambientes internos). Também fez obras retratando nus artísticos.

 

• Suas pinturas são caracterizadas por planitude, simplificação e distorção. Esses elementos são particularmente inerentes às suas xilogravuras, um meio que ele ajudou a revitalizar na Alemanha.

 

• Usou cores vivas e pesadas, além de pinturas espessas.

 

• Presença também, em suas pinturas, de movimentos gestuais e rapidez no ritmo. Essa última característica foi uma forma de mostrar a velocidade da vida no mundo moderno.

 

• Com o tempo, o estilo de Heckel evoluiu. Suas obras posteriores se tornaram menos intensas, com cores mais suaves e uma mudança para tons pastéis. Sua abordagem nessas peças mais tardias é descrita como um Realismo quase "objetivo", com influências de artistas do Renascimento do Norte, como Lucas Cranach, o Velho.

 

• Após a Segunda Guerra Mundial, o estilo de Heckel tornou-se mais tranquilo e lírico, com um foco aumentado na pintura de natureza-morta. Apesar das honrarias que recebeu mais tarde na vida, suas xilogravuras iniciais permaneceram as mais desejadas entre suas obras.

 

 

Principais obras de Erich Heckel (pinturas)

 

- Casa em Dangast (1908)

 

- Moinho de vento perto de Dangast (1909)

 

- Crianças em um banco (1910)

 

- Menina com boneca (1910)

 

- Bailarinos (1911)

 

- Modelo na água (1913)

 

- Primavera em Flandres (1916)

 

- Retrato de um homem (1919)

 

- Duas mulheres (1923)

 

- Paisagem de outono (1924)

 

- Paisagem montanhosa (1924)

 

- Porto de Hamburgo (1928)

 

- Banhistas em um banco íngreme (1933)

 

- Outono em Schleswig (1943)

 

Casa em Dangast (1908), obra de Erick Heckel

Casa em Dangast (1908), obra do pintor do expressionismo alemão Erick Heckel.


 

Pintura colorida mostrando uma árvore e uma casa

Macieiras em flor: pintura de Erich Heckel.

 

 

Você sabia?

 

A ascensão dos nazistas na Alemanha, na década de 1930, e sua condenação da arte modernista como "degenerada" teve um impacto profundo em Heckel. Seu trabalho foi incluído na infame exposição de Arte Degenerada, e ele perdeu muitas de suas obras durante esse período.

 

Pintura de casas vermelhas

Casas Vermelhas (1908): pintura de Erich Heckel.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).