Arte Asteca

Os astecas foram um povo pré-colombiano que apresentaram importante desenvolvimento artístico.

Escultura em pedra vulcânica representando o deus asteca do fogo (século XV)
Escultura em pedra vulcânica representando o deus asteca do fogo (século XV)

 

Introdução


No período de auge do Império Asteca (do século XV até a conquista espanhola de 1512) houve um grande desenvolvimento artístico e arquitetônico na região do Vale do México.


PRINCIPAIS ASPECTOS DA ARTE ASTECA E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:




1. Esculturas



As esculturas astecas tinham uma grande expressividade e eram bem acabadas. Estas esculturas apresentavam significativo realismo e evocação. Os escultores astecas usavam, principalmente, basalto, ouro, pedras e cerâmica para a confecção de esculturas. Fizeram estátuas de corpos humanos, figuras sagradas, divindades astecas, máscaras, calendários e imagens de animais.

 

escultura asteca, agricultor com uma cacau

Escultura asteca



Outros tipos de arte



Os artistas astecas eram muito criativos e também usavam tecidos e plumas para elaboração de artefatos decorativos ou ritualísticos.



2. Pintura asteca



As pinturas astecas eram feitas em paredes de templos, tecidos ou potes de cerâmica. Com cores fortes, os artistas representavam cenas do cotidiano, batalhas, rituais e imagens de personagens importantes do império. As pinturas eram chapadas, sem profundidade e, muitas vezes, não seguiam a proporcionalidade. Elas são ricas fontes de informações sobre a história desta civilização.




3. Arquitetura asteca



Os astecas se destacaram na construção de templos, pirâmides e outros tipos de prédios. Tenochtitlán, capital do Império Asteca, era uma cidade muito bem estruturada do ponto de vista da arquitetura e engenharia. Contava com diversos templos, palácios, mercados e monumentos.



4. Dança e música astecas



A dança, música e canto estavam presentes na vida dos astecas. Acompanhavam os matrimônios, funerais, eventos políticos, sacrifícios e rituais religiosos. A música era produzida ao som de instrumentos musicais (principalmente tambores).

 

Estátua de cerâmica de um guerreiro asteca

Estátua de cerâmica de um guerreiro-águia asteca.

 

 

Principais aspectos da arte asteca:

 


• Simbolismo e Iconografia: a arte asteca é rica em simbolismo, frequentemente retratando deuses, criaturas mitológicas e crenças cosmológicas. Temas comuns incluem representações de Quetzalcoatl (a serpente emplumada), Tezcatlipoca (o espelho fumegante) e outras divindades.


• Uso de Materiais: os artistas empregavam uma variedade de materiais, incluindo ouro, prata, jade, obsidiana, madeira, penas e pigmentos brilhantemente coloridos. Esses materiais eram frequentemente usados para criar joias intrincadas, máscaras e objetos cerimoniais.


• Foco Religioso e Cerimonial: grande parte da arte asteca foi criada para fins religiosos ou cerimoniais. Isso inclui relevos de templos, altares de sacrifício e objetos rituais. A arte era um meio de apaziguar e se comunicar com os deuses.


• Murais eram outro aspecto significativo, retratando cenas da mitologia asteca, da vida cotidiana e de conquistas militares. Eram frequentemente vibrantes e complexos, pintados nas paredes de templos e outros edifícios importantes.


• A cerâmica asteca, muitas vezes não decorada, era usada tanto para fins domésticos quanto cerimoniais. Algumas cerâmicas, no entanto, eram intricadamente projetadas e pintadas, frequentemente retratando cenas semelhantes às encontradas em murais.


• Os astecas eram habilidosos na criação de intrincadas obras de arte com penas, usadas em cocares, escudos e roupas. Esses trabalhos com penas eram altamente valorizados e frequentemente usados em cerimônias importantes.


• Designs Geométricos e Abstratos: ao lado da arte representacional, a arte asteca também incluía padrões geométricos e abstratos, frequentemente vistos em têxteis, cerâmica e arquitetura.


• A arte não era separada da arquitetura, mas integrada a ela, com edifícios frequentemente adornados com esculturas, relevos e murais que eram parte integral do design e função da estrutura.


• A arte asteca foi influenciada por civilizações mesoamericanas anteriores, como os toltecas e os maias, evidente em sua iconografia, técnicas e estilos.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).