Deuses Incas

Os incas acreditavam na existência de vários deuses.

Viracocha: o deus mestre do mundo na religião inca
Viracocha: o deus mestre do mundo na religião inca

 

Principais deuses Incas:


Inti

Deus supremo na religião inca. Era o deus do Sol que exercia a soberania no plano divino. Era o deus mais popular no Império Inca, sendo adorado em vários santuários. 




Viracocha


Segundo a religião inca, Viracocha era o mestre do mundo. Surgiu das águas e criou o Céu e a Terra. Era um deus nômade e tinha como companheiro o pássaro inti.

 


Mama Quilla

Era a esposa do deus Inti e mãe Lua. Mãe do firmamento, tinha uma estátua no Templo do Sol.




Pacha Mama

Também conhecida como a Mãe Terra, esta deusa era encarregada de propiciar fertilidade à agricultura.

 


Mama Sara

Era a deusa Mãe do Milho, principal alimento dos incas.



Wacon

Deus maligno e cruel, era o responsável pela seca na costa do Peru. Os incas acreditavam que este deus era um devorador de crianças.



Supay

Era um deus que habitava as profundezas da Terra e o mundo subterrâneo dos mortos. Os incas consideravam ele como uma espécie de demônio.




Mama Cocha

Era a deusa Mãe do Mar. Era cultuada principalmente nas regiões costeiras do Império Inca. Recebia oferendas e cultos para acalmar as águas bravas e favorecer a pesca. Representava tudo o que era feminino.



Illapa

Divindade inca que representava a chuva, o relâmpago, o trovão e a guerra. Era representado como um homem alto e forte, vestido com roupas brilhantes. Em suas mãos, carregava um porrete de ouro e um estilingue.



Mama Ocllo

Uma das deusas fundadoras da cultura Inca, frequentemente associada à criação da humanidade, à fertilidade e à instrução das mulheres nas artes domésticas. Nos mitos aparece como irmã mais velha e esposa de Manco Cápaq.

 

Pintura de uma mulher olhando para um pequeno espelho

A deusa inca Mama Ocllo representada numa pintura de meados do século XIX.

 



Pachacámac

Era uma reedição de Viracocha, porém cultuado e venerado na costa central do Império Inca. Era conhecido como o deus dos terremotos.

 

Escultura do deus inca Pachacámac

Pachacámac: o deus inca dos terremotos e o criador da terra.

 

 

Qual a importância que os deuses tinham para os incas?

 

Os deuses eram de imensa importância para os incas, influenciando profundamente suas vidas diárias, práticas de governo e atividades culturais. Os incas acreditavam que seus deuses controlavam o mundo natural e o destino humano, e, portanto, manter a harmonia com essas divindades era crucial para sua prosperidade e sobrevivência. Deuses importantes como Inti, o deus do sol, e Pachamama, a deusa da terra, eram centrais para suas cerimônias religiosas e ciclos agrícolas. O Sapa Inca, considerado um governante divino e descendente de Inti, ressaltava a integração da religião com o estado. Esse sistema teocrático assegurava que as observâncias religiosas estivessem entrelaçadas com as estruturas sociais e políticas, reforçando a importância dos deuses na sociedade inca.

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

Temas relacionados