Incas

Os incas foram um povo pré-colombiano que habitou a região do atual Peru.

Machu Picchu: cidade sagrada dos incas
Machu Picchu: cidade sagrada dos incas


Localização e conquista espanhola


A Civilização Inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cusco. Foram conquistados e dominados pelos espanhóis, sob o comando do aventureiro e explorador Francisco Pizarro, no ano de 1532.

 

Governo 


O imperador, conhecido por Sapa Inca, era considerado um deus na Terra. A sociedade era extremamente hierarquizada e formada por: nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média (funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses). Esta última camada pagava altos tributos ao rei em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas. O trabalho realizado pelos camponeses nas terras do governo e dos sacerdotes, assim como nas construções públicas, era denominada mita.

 

Arquitetura


Na arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta sociedade. A agricultura era extremamente desenvolvida, pois, plantavam nos chamados terraços (degraus formados nas costas das montanhas). Plantavam e colhiam feijão, milho (alimento sagrado) e batata. Construíram canais de irrigação, desviando o curso dos rios para as aldeias. A arte destacou-se pela qualidade dos objetos de ouro, prata, tecidos e joias. 

 

Domesticação de animais

 

Domesticaram a lhama (animal da família do camelo) e utilizaram como meio de transporte, além de retirar a lã, carne e leite deste animal. Além da lhama, alpacas e vicunhas também eram criadas.

 

Religião



A religião tinha como principal deus o Sol (deus Inti). Porém, cultuavam também animais considerados sagrados como o condor e o jaguar. Acreditavam num criador antepassado chamado Viracocha (criador de tudo).

 

Sistema de contagem

 

Criaram um interessante e eficiente sistema de contagem: o quipo. Este era um instrumento feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo, registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos. Mesmo com todo desenvolvimento, este povo não desenvolveu um sistema de escrita.

 

A conquista dos incas pelos espanhóis

 

A conquista do Império Inca pelos espanhóis é um acontecimento significativo na história das Américas. Ocorreu no século XVI, durante a Era das Explorações, quando as potências europeias começaram a colonizar outras partes do mundo. Francisco Pizarro, explorador e conquistador espanhol, desempenhou um papel fundamental nessa conquista. O Império Inca, abrangendo uma grande parte do oeste da América do Sul, era rico em ouro e prata, tornando-se um alvo atraente para os espanhóis que buscavam riqueza e poder.


Pizarro e seus homens chegaram ao Peru em 1532 e, por meio de uma combinação de armamento superior, alianças estratégicas com grupos nativos rivais e a exploração das tensões políticas existentes no Império Inca, eles conseguiram assumir o controle. O ponto decisivo da conquista foi a captura do governante inca, Atahualpa, durante o massacre em Cajamarca. Embora o Inca tenha oferecido um resgate substancial pela libertação de Atahualpa, Pizarro voltou atrás em sua palavra e o executou. Nos anos seguintes, apesar de várias revoltas, os espanhóis consolidaram seu controle, marcando o fim da civilização inca e o início do domínio colonial espanhol na região. Essa conquista resultou em uma mudança cultural e demográfica significativa na América do Sul, pois os costumes, a língua e a religião espanhola foram impostos à população nativa.

 

Atahualpa, imperador inca

Atahualpa: imperador inca entre os anos de 1532 e 1533.

 

 

Curiosidades:

 

- No auge de suas conquistas (final do século XV), o Império Inca chegou a ter um território de, aproximadamente, 5,2 milhões de km². A população chegou a ter, aproximadamente, 6 milhões de pessoas.

 

- Para facilitar a administração e a circulação de mercadorias, os incas fizeram mais de 7 mil quilômetros de caminhos nas matas e montanhas da região.

 

- A palavra inca tem origem na língua quíchua, sendo que inka significa "rei, príncipe ou pessoa de sangue azul".

 

Foto da região montanhosa de Machu Picchu mostrando ruínas da cidade.

Ruínas de Machu Picchu: local era uma das cidades principais da civilização inca.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).