Claudio Ptolomeu

Claudio Ptolomeu foi um importante astrônomo e matemático grego da Antiguidade.

Ptolomeu: importante cientista grego da antiguidade
Ptolomeu: importante cientista grego da antiguidade

 

Quem foi


Claudio Ptolomeu foi um importante cientista greco-egípcio do século II. Nasceu por volta do ano 90 em Ptolemaida (Alto Egito, província do Império Romano) e faleceu por volta de 168 na cidade de Canopo (Norte do Egito). Fez importantes estudos nas áreas de Matemática, Geografia, Física, Geometria, Astronomia e Química.

 

Biografia resumida


Infelizmente, por falta de fontes históricas, sabemos pouco sobre a vida de Claudio Ptolomeu. Em função de suas anotações astronômicas, podemos concluir que trabalhou na cidade de Alexandria. Foi nesta cidade que fez grande parte dos seus estudos entre os anos de 127 e 152.



Principais estudos e teorias:


• Defendeu o geocentrismo, no qual o planeta Terra encontra-se no centro do Universo, sendo que os planetas e a Lua giram em torno dele.

 

• Sistema de Epiciclos: o epiciclo é a órbita feita por um planeta. O centro desta órbita descreve outra que também faz um movimento circular, porém, ao redor da Terra.

 

Ptolomeu também escreveu "Tetrabiblos", uma obra fundamental em Astrologia. Ele discutiu a influência dos corpos celestes em eventos terrestres e assuntos humanos. Seu trabalho em Astrologia foi altamente influente durante a Idade Média e o Renascimento.

 

• Propôs nova demonstração para o postulado das paralelas de Euclides.

 

• Defendeu a forma esférica da Terra, provando ser impossível o formato plano.

 

• Ptolomeu também contribuiu para o campo da óptica, particularmente no entendimento da refração e reflexão da luz.

 

• A luz das estrelas sofre um desvio quando passa pela camada de ar terrestre.

 

• Seus trabalhos envolviam cálculos matemáticos complexos e teorias, demonstrando seu avançado entendimento de trigonometria e geometria.

 

• Os planetas, o Sol e Lua possuíam movimentos naturais. Porém, o planeta Terra ficava em repouso no centro do Universo. Desta forma, Ptolomeu confirmava o sistema astronômico de Aristóteles.

 

Pintura de Ptolomeu segurando uma esfera metálica

Retrato de Ptolomeu (1476): obra de Justus van Gent.



Principais obras:


Almagesto (também conhecido como Grande Síntese) - treze livros sobre Astronomia, Geometria e Trigonometria. Nesta grande obra, Ptolomeu fez estudos sobre o movimento do Sol e da Lua, Trigonometria Esférica, descrição do Astrolábio, eclipses da Lua e do Sol, conjunções de planetas e catalogação de estrelas.

 

Hipóteses Planetárias – apresenta um calendário com as horas em que várias estrelas aparecem e desaparecem no céu.

 

Geografia – fez a descrição e medicação do planeta Terra.

 

Harmônica – estudos de acústica e a matemática dos sons da música grega de sua época.

 

Sobre a dimensão – estudos sobre a tridimensionalidade do espaço.

 

Óptica – estudos dos raios luminosos e refracção.  



Curiosidades históricas


- Os estudos geocêntricos de Ptolomeu foram tomados como base por pesquisadores católicos na Idade Média. Estes estudos eram usados para comprovar a teoria geocêntrica defendida pela Igreja Católica no período.

 

- Foi somente no século XVI, com Copérnico, que o sistema ptolomaico geocêntrico começou a ser abandonado. A partir de então, o Heliocentrismo foi comprovado cientificamente e aceito, embora a Igreja Católica ainda persistisse na teoria geocêntrica, inclusive perseguindo os que eram contrários.

Modelo Geocêntrico de Ptolomeu

Modelo Geocêntrico de Ptolomeu (mapa do século XVI)

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).