Astronomia: história e principais astrônomos
Astronomia é uma ciência voltada para o estudo dos corpos celestes e o espaço sideral.
Introdução
O ser humano sempre buscou compreender o funcionamento do Universo. Desde a Antiguidade, os povos observavam as estrelas, cometas e planetas para tentar desvendar os mistérios do espaço. Em diversas civilizações, por exemplo, muitas estrelas e planetas foram transformados em deuses. Muitas lendas contam a origem destes astros e delegam poderes especiais a eles. Mas foi somente durante o Renascimento Científico (séculos XV e XVI) que o homem passou a ter uma visão mais detalhada e significativa do Universo.
História da evolução dos conhecimentos de Astronomia:
750 a.C. - Os egípcios começam a utilizar o movimento do sol para contar o tempo. Surgem os primeiros relógios de Sol.
600 a.C. - O pesquisador grego Tales de Mileto calcula e consegue prever a chegada de um eclipse.
350 a.C. - O matemático grego Eudoxo de Cnidos elabora o primeiro mapa astronômico.
240 a.C. - O grego Eratóstenes faz o primeiro cálculo da circunferência do planeta Terra e chega a conclusão que está distância é de 39.690 km.
140 - Claudius Ptolomeu, pesquisador grego, elabora o primeiro modelo do universo: a Terra ficaria no centro e os planetas e estrelas girariam em torno dela.
1054 - Na China, observadores de estrelas relatam, pela primeira vez, a morte de uma estrela na constelação de Touro.
1304 - O pintor renascentista italiano Giotto faz uma pintura retratando um cometa.
1472 - O astrônomo alemão Johann Müller elabora, com detalhes, estudos sobre a órbita de um cometa.
1543 - Nicolau Copérnico, astrônomo polonês, desenvolve estudos provando a teoria do heliocentrismo. De acordo com ela, todos os planetas do sistema solar giram ao redor do Sol. Esta tese é apresentada no livro Sobre a Revolução dos Corpos Celestes. Embora não aceita pela Igreja Católica, a teoria passar ser um referencial nas pesquisas astronômicas, pois derruba a visão de Ptolomeu sobre o Universo.
1610 - O italiano Galileu Galilei desenvolve um instrumento parecido com um telescópio para observar os astros.
1845 - O irlandês William Parsons elabora o maior telescópio de sua época e descobre as primeiras galáxias espirais.
1851 - O físico francês Jean-Bernard-Leon Foucault comprova o movimento de rotação do planeta Terra.
1862 - O físico sueco Anders Jonas Angströn descobre que o Sol contém hidrogênio em sua composição.
1929 - O astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble descobre que as galáxias se afastam uma das outras. É a semente para a Teoria do Big Bang, a explosão inicial que deu origem ao Universo.
1957 - Lançado na órbita da Terra, pela primeira vez na história, um satélite artificial. O feito foi realizado pelo programa espacial soviético chamado Sputinik. O satélite era uma esfera de metal de 50 cm de diâmetro.
1957 - A cadela russa Laika foi o primeiro ser vivo a entrar em órbita do planeta Terra. O feito foi realizado em 3 de novembro de 1957. A nave espacial soviética que levou Laika nesta missão foi chamada de Sputinik 2.
1963 - O norte-americano Maarten Schmidt faz descobertas sobre os quasares, os astros mais distantes e mais poderosos que existem no universo.
1964 - Os astrônomos Arno Allan Penzias e Robert Woodrow Wilson detectam a luz originária da explosão do Big Bang há 13 bilhões de anos.
1967 - O astrônomo inglês Anthony Hewish consegue captar sinais de rádio do primeiro pulsar, uma espécie de estrela que emite radiação no formato de pulsos regulares.
1971 - O pesquisador canadense C.T. Bolt detecta a existência dos buracos negros que concentram a maior quantidade de matéria do Universo.
1975 - O físico inglês Stephen Hawking conclui que um buraco negro pode evaporar, perdendo nesse processo uma pequena quantidade de massa.
1987 - O astrônomo canadense Ian Shelton consegue a primeira supernova próxima da Terra. As supernovas são explosões de grandes estrelas próximas a morte.
1992 - O telescópio orbital Cobe consegue fotografar, com grande precisão, o brilho do Big Bang.
1992 – Ano Internacional do Espaço, definido pela ONU.
1999 - Os astrônomos, após observações e imagens do telescópio Hubble, comprovam que o Universo está se expandindo há 13 bilhões de anos, ou seja, desde o momento do Big Bang.
2006 - Marcos Pontes, tenente-coronel da FAB, tornou-se o primeiro brasileiro e sul-americano a ir ao espaço sideral. Pontes participou da missão espacial, destinada a experimentos científicos, na Estação Espacial Internacional.
2014 - A NASA anuncia a descoberta de um planeta muito parecido com a Terra. A importante descoberta foi realizada pela sonda espacial Kepler (lançada em 2009). O planeta está localizado na "zona habitável" e ganhou o nome de Kepler-186f, pois orbita a estrela Kepler-186.
Edmond Halley: um dos grandes nomes da Astronomia. |
Principais astrônomos da História:
• Eratóstenes (276 - 194 a.C.): estudioso de astronomia da Grécia Antiga, foi o primeiro a fazer cálculos sobre a circunferência do planeta Terra. Foi também, filósofo, geógrafo e matemático.
• Ptolomeu (120 a 189): astrônomo grego que fez importantes estudos sobre os movimentos dos planetas. Também foi importante no estudo de estrelas e constelações.
• Copérnico (1473 - 1543): astrônomo e matemático polonês, fez importantes estudos sobre os movimentos da Terra (rotação e translação). Com estes estudos, desenvolveu a teoria do heliocentrismo (Sol no centro do Sistema Solar).
• Galileu Galilei (1564 - 1642): físico, matemático e astrônomo italiano, Galileu fez várias descobertas astronômicas como, por exemplo, a existência das manchas solares, a existência de montanhas e crateras no solo lunar e os anéis de Saturno. Foi também importante, pois aperfeiçoou o telescópio refrator.
• Kepler (1571 - 1630): astrônomo e matemático alemão, fez importantes estudos relacionados aos movimentos dos planetas e de suas órbitas ao redor do Sol.
• Edmond Halley (1656-1742): astrônomo inglês, Halley é mais conhecido por calcular a órbita do cometa que mais tarde recebeu seu nome.
• William Herschel (1738-1822): astrônomo teuto-britânico, Herschel descobriu Urano e suas duas maiores luas, e catalogou muitos objetos do céu profundo.
• Henrietta Swan Leavitt (1868-1921): astrônomo americano, Leavitt descobriu a relação entre a luminosidade e o período das estrelas variáveis Cefeidas, que permite medir a distância entre a Terra e galáxias distantes.
• Edwin Hubble (1889-1953): foi um importante astrônomo americano, que descobriu a existência de galáxias além da Via-Láctea e forneceu evidências observacionais para a expansão do universo.
• Carl Sagan (1934-1996): astrônomo americano, Sagan fez contribuições significativas para a busca por inteligência extraterrestre (SETI) e popularizou a ciência por meio de livros e da série de televisão "Cosmos".
Galileu Galilei: um dos principais astrônomos da História. |
Você sabia?
- Dia 2 de dezembro comemora-se o Dia da Astronomia.
- Dia 9 de janeiro comemora-se o Dia do Astronauta.
- Nas observações astronômicas, os telescópios são de fundamental importância. Os telescópios de refração utilizam lentes, já os de reflexão utilizam espelhos.
- A Astrobiologia, também conhecida como Exobiologia, é uma Ciência voltada para o estudo da possibilidade de existir vida extraterrestre.
Astronauta: profissional de grande importância para o avanço dos estudos espaciais. |
TEXTO COMPLEMENTAR: A TEORIA DO BIG BANG
A teoria do Big Bang ("Grande Explosão") explica que o Universo surgiu a partir de uma explosão primordial, ocorrida há, aproximadamente, 13,8 bilhões de anos. Essa explosão ocorreu em função da concentração de toda matéria, energia e espaço do Universo. Após esse evento, a matéria espalhou-se pelo universo, dando origem às galáxias e às estrelas há, cerca de, 9,2 bilhões de anos.
Fundamentos teóricos
Os fundamentos desta teoria cosmológica são baseados nos resultados de observações feitas por físicos e astrônomos, que demonstram que o Universo se encontra em constante expansão. Em 1929, por exemplo, o físico e astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble descobriu que as galáxias se afastam uma das outras.
Importante descoberta
Em 17 de março de 2014, foi feito um importante anúncio relacionado ao Big Bang. O Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian afirmou ter achado evidências de uma violenta e rápida expansão do universo, ocorrida frações de segundo após o Big Bang. Esta descoberta comprovaria a inflação cósmica.
Edwin Powell Hubble (1889-1953): astrônomo estadunidense fez grandes descobertas que colaboraram para a criação da Teoria do Big Bang. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
- Éris
- Asteroides e suas características
- Buraco Negro
- Cinturão de Kuiper
- Classificação e características dos meteoritos
- Constelação
- Corpos Celestes
- Eratóstenes
- Galáxias
- Hiparco
- Kepler
- Makemake
- Movimentos da Terra
- Plêiades
- Planeta Mercúrio
- Planeta Netuno
- Planeta Plutão e suas características
- Planeta Saturno
- Sistema Solar
Bibliografia Indicada
FARIA, Romildo Povoa. De olho na Ciência - introdução à Astronomia. São Paulo: Ática, 2017.
Fonte de referência do texto:
NOVA ENCICLOPÉDIA BARSA. [S.l.]: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. 1999. 1 CD-ROM.
Vídeo indicado no YouTube:
- TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PRA ENTENDER O BÁSICO SOBRE ASTRONOMIA - Canal
Universo Interessado