Kepler
Kepler foi um importante astrônomo e matemático alemão do período renascentista.
Quem foi
Johannes Kepler foi um importante astrônomo, astrofísico e matemático da época do Renascimento Científico (século XVI e XVII). Seus estudos e descobertas foram de grande importância para o desenvolvimento das ciências astronômicas. Mesmo tendo vivido numa época de intensa intolerância religiosa, que não aceitava as novas descobertas, conseguiu obter grandes resultados com seus estudos. É considerado um dos mais importantes cientistas da história. As Leis de Kepler revolucionaram o conhecimento astronômico, pois acreditava-se até então que os planetas realizavam movimentos circulares ao redor do Sol, Kepler provou que estes movimentos eram elípticos.
Biografia resumida
Kepler nasceu na cidade de Weil der Stadt (Alemanha) em 27 de dezembro de 1571.
Teve o interesse despertado pela Astronomia graças aos pais. Aos cinco anos, seus pais o levaram para observar um cometa. Com nove anos viu um eclipse lunar, mostrado pelo pai.
Formou-se na Universidade de Tübingen, obtendo um mestrado em 1591.
Foi professor de Matemática na Universidade de Graz.
Em abriu de 1597, casou-se com Barbara Müller.
Foi residir na cidade de Praga, no começo do século XVII, onde se tornou matemático e astrônomo na corte do rei Rodolfo II.
Em 1612, foi escolhido para lecionar Matemática em Linz.
Em 1613, casou-se com Susanna Reuttinger. Neste segundo casamento teve 6 filhos, porém três morreram ainda bem novos.
No ano de 1626, foi acusado de heresia pelas autoridades religiosas de Linz. Teve que se mudar para a cidade de Ulm onde continuou seus estudos.
Kepler morreu na cidade de Ratisbona (Alemanha) em 15 de novembro de 1630.
Johannes Kepler: um dos principais nomes da história da Matemática e Astronomia. |
Principais descobertas e estudos científicos:
1. Descobriu as leis do movimento planetário, conhecidas como Leis de Kepler:
- 1ª Lei de Kepler: todos os planetas se movimentam ao redor do Sol, fazendo órbitas elípticas.
- 2ª Lei de Kepler: o raio vetor que faz a ligação de um determinado planeta ao Sol descreve áreas iguais em tempos iguais.
- 3ª Lei de Kepler: o quadrado do período orbital de um planeta é proporcional ao cubo do comprimento do semieixo maior da sua órbita elíptica.
2. Óptica: Kepler fez importantes contribuições para o campo da óptica. Ele descobriu como o olho cria uma imagem na retina, explicando o processo de visão em sua obra "Astronomiae Pars Optica". Ele também explicou os princípios de como os telescópios funcionam, contribuindo para o desenvolvimento de observações astronômicas telescópicas.
3. Matemática: esteve envolvido no desenvolvimento do cálculo infinitesimal. Ele usou métodos geométricos para calcular áreas e volumes, que foram precursores do cálculo integral.
4. Conjectura de Kepler: No campo da geometria, Kepler propôs uma conjectura sobre a maneira mais eficiente de empilhar esferas, conhecida como Conjectura de Kepler. Esta conjectura foi finalmente provada no final do século XX.
5. Mecânica Celeste e Astronomia: Kepler contribuiu para o entendimento das marés sendo influenciadas pela lua, e especulou sobre a possibilidade da força que mantinha a lua em sua órbita ser semelhante às forças magnéticas – um precursor para o entendimento da força gravitacional.
6. Tábuas Rudolfinas: criou essas tábuas, que forneceram dados astronômicos e previsões de alta precisão baseados em suas leis e observações. Elas foram uma melhoria significativa em relação às tabelas anteriores e foram usadas por muitos anos em cálculos astronômicos.
7. Harmonices Mundi ("A Harmonia do Mundo"): Neste trabalho, Kepler explorou o conceito da "música das esferas", tentando explicar as proporções do mundo natural, particularmente na astronomia e na música, por meio de uma estrutura matemática.
8. Distâncias Estelares: foi um dos primeiros a sugerir que as estrelas eram sóis distantes com seus próprios planetas, expandindo o escopo do universo como era então compreendido.
Principais obras:
- Mistérios do Universo (1597)
- Nova Astronomia (1609)
- Stereometria (1615)
- Sobre a harmonia do mundo (1619)
- Compendium da Astronomia Copernicana (1621)
Você sabia?
O filósofo e astrônomo alemão Michael Maestlin (1550-1631) foi o professor que mais influenciou cientificamente Kepler.
Estátua de Kepler na cidade austríaca de Linz. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Kepler - a descoberta das leis do movimento planetário. São Paulo: Odysseus, 2013.
Vídeo indicado no YouTube:
Quem foi JOHANNES KEPLER? - Canal AstroTubers