Galáxias

O que são galáxias, características, nossa galáxia, resumo, Via Láctea, planetas, formato das galáxias, curiosidade, bibliografia indicada

Via Láctea: a nossa galáxia
Via Láctea: a nossa galáxia

 

O que são (definição)


Galáxias são conjuntos de planetas, estrelas e nebulosas que estão agrupados em razão da atração gravitacional, girando em volta de um centro de massa comum. Os astrônomos, através de pesquisas e observações, afirmam que há, aproximadamente, cerca de cem bilhões de galáxias no Universo. Cada uma destas galáxias pode abrigar bilhões de estrelas.


Conhecendo um pouco mais sobre as galáxias: principais características


Os astrônomos afirmam que as galáxias se formaram a partir do Big Bang, a grande explosão que deu origem a tudo. Esta explosão ocorreu há cerca de 13,7 bilhões de anos. Após esta grande explosão, as massas foram se agrupando de acordo com a força gravitacional.


O planeta Terra e todo sistema solar estão localizados dentro da galáxia chamada de Via Láctea. Nossa galáxia tem o formato de espiral achatada, possuindo cerca de 200 bilhões de estrelas. A Via Láctea possui um diâmetro aproximado de cem mil anos-luz.


Curiosidades:


- Somente três galáxias podem ser vistas a olho nu do nosso planeta. São elas: Andrômeda, Pequena Nuvem e Grande Nuvem.

 

- A galáxia situada mais próxima da Via Láctea é a Galáxia Anã do Cão Maior. Ela fica, aproximadamente, a uma distância de 42 mil anos-luz do centro da Via Láctea.

 

- A galáxia mais distante do planeta Terra, já observada, é a GN-z11. Sua distância em relação ao nosso planeta é de, aproximadamente, 13,4 bilhões de anos-luz.

 

- A maior galáxia descoberta pelos astrônomos até o momento é chamada de IC 1101. Ela possui um diâmetro aproximado de 5,5 milhões de anos-luz.


- Muitas galáxias não podem ser vistas pelos telescópios. Isto ocorre, pois elas são formadas por matéria escura (sem luz).


- A Via Láctea possui uma extensão de, aproximadamente, 100 mil anos-luz (cerca de 948 quatrilhões de km).