Galáxias
As galáxias são sistemas espaciais compostos por estrelas, planetas, nebulosas e outros astros.
O que são (definição)
Galáxias são conjuntos de planetas, estrelas e nebulosas que estão agrupados em razão da atração gravitacional, girando em volta de um centro de massa comum. Os astrônomos, através de pesquisas e observações, afirmam que há, aproximadamente, cerca de cem bilhões de galáxias no Universo. Cada uma destas galáxias pode abrigar bilhões de estrelas.
Principais características das galáxias:
• Os astrônomos afirmam que as galáxias se formaram a partir do Big Bang, a grande explosão que deu origem a tudo. Esta explosão ocorreu há cerca de 13,7 bilhões de anos. Após esta grande explosão, as massas foram se agrupando de acordo com a força gravitacional.
• O planeta Terra e todo sistema solar estão localizados dentro da galáxia chamada de Via Láctea. Nossa galáxia tem o formato de espiral achatada, possuindo cerca de 200 bilhões de estrelas. A Via Láctea possui um diâmetro aproximado de cem mil anos-luz.
• Uma porção significativa da massa de uma galáxia está na forma de matéria escura, que não emite luz ou energia.
• As galáxias são compostas por bilhões ou até trilhões de estrelas, juntamente com outros objetos celestes como planetas, asteroides e cometas.
• As galáxias vêm em várias formas e tamanhos, categorizadas principalmente como elípticas, espirais e irregulares.
• Muitas galáxias, incluindo a Via Láctea (onde está localizado o nosso sistema solar), têm buracos negros supermassivos nos seus centros.
Curiosidades astronômicas:
- Somente três galáxias podem ser vistas a olho nu do nosso planeta. São elas: Andrômeda, Pequena Nuvem e Grande Nuvem.
- A galáxia situada mais próxima da Via Láctea é a Galáxia Anã do Cão Maior. Ela fica, aproximadamente, a uma distância de 42 mil anos-luz do centro da Via Láctea.
- A galáxia mais distante do planeta Terra, já observada, é a GN-z11. Sua distância em relação ao nosso planeta é de, aproximadamente, 13,4 bilhões de anos-luz.
- A maior galáxia descoberta pelos astrônomos até o momento é chamada de IC 1101. Ela possui um diâmetro aproximado de 5,5 milhões de anos-luz.
- Muitas galáxias não podem ser vistas pelos telescópios. Isto ocorre, pois elas são formadas por matéria escura (sem luz).
- A Via Láctea possui uma extensão de, aproximadamente, 100 mil anos-luz (cerca de 948 quatrilhões de km).
Via Láctea (fonte da imagem: website da NASA). |
TEXTO COMPLEMENTAR: A GALÁXIA DE ANDRÔMEDA
A Galáxia de Andrômeda é um sistema de estrelas localizado a, aproximadamente, 2,5 milhões de anos-luz da Terra. Ela possui cerca de um bilhão de estrelas e é uma das poucas galáxias que podem ser vistas a olho nu do planeta Terra (desde que haja condições apropriadas de visibilidade). Ela é externa e maior do que a Via Láctea (nossa galáxia).
Dados e informações sobre a Galáxia de Andrômeda
- Tipo: galáxia em espiral gigante.
- Quantidade de estrelas: cerca de 1 bilhão.
- Outros nomes: Galáxia Espiral M31, NGC 224 e Messier 31.
- Raio: 110 mil anos-luz.
- Galáxias satélites: galáxias elípticas anãs Messier 110 e Messier 32.
- Composição: estrelas, núcleo óptico brilhante, poeira, gás e hidrogênio neutro.
- Idade: cerca de 9 bilhões de anos.
Galáxia de Andrômeda: distância de 2,54 milhões de anos-luz da Terra |
Você sabia?
- O nome desta galáxia tem como origem a mitologia grega. Andrômeda era uma princesa etíope que, após sua morte, a deusa Atena transformou numa constelação.
- Foi o astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble que, na década de 1920, foi o primeiro a constatar que Andrômeda era uma galáxia externa a Via Láctea.
- De acordo com estudos recentes, a Galáxia de Andrômeda está em movimento em direção a Via Láctea.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
VIEGAS, Sueli. No coração das galáxias. São Paulo: Edusp, 2018.
Vídeo indicado no YouTube: