Buraco Negro

Saiba o que é buraco negro, resumo, astronomia, física, espaço, definição, características, curiosidades

Buraco Negro: campo gravitacional extremamente intenso
Buraco Negro: campo gravitacional extremamente intenso

 

Definição (o que é)

 

Buraco Negro é uma área situada no espaço em que o campo gravitacional é extremamente forte. Em função desta característica a luz não consegue refletir ou escapar do seu interior, por isso a região fica toda negra (sem luz). Este termo foi criado, em 1968, pelo físico teórico norte-americano John Archibald Wheeler.

 

Informações e características

 

Os buracos negros podem ser de vários tamanhos, porém eles apresentam algumas características em comum: massa, carga elétrica e momentum angular.

 

Em 1975, o físico inglês Stephen Hawking fez uma importante descoberta sobre os buracos negros. De acordo com Hawking, os buracos negros podem evaporar, perdendo nesse processo uma pequena quantidade de massa.

 

Curiosidades:

 

- O buraco negro mais maciço encontrado até agora foi descoberto em dezembro de 2011. De acordo com os astrônomos, que usaram imagens do telescópio Hubble, este buraco negro está localizado no interior da galáxia NGC 4889, a cerca de 335 milhões de anos-luz do nosso planeta.

 

- O buraco negro mais próximo do nosso planeta é o V4641 Sagittarii. Ele encontra-se a uma distância de 1.600 anos-luz da Terra.