Donatello
Donatello foi um escultor italiano do Renascimento, conhecido por suas inovadoras obras em bronze e mármore que ajudaram a definir o estilo renascentista na escultura.
Quem foi
Donato di Niccoló di Betto Bardi, mais conhecido apenas por Donatello, foi um importante escultor italiano do período do Renascimento Cultural. Nasceu em 1386, na cidade de Florença, e morreu em 1466 na mesma cidade.
Biografia resumida
Filho de um tecelão de lã chamado Nicolo di Betto Bardi, Donatello foi educado na casa da família Martelli. Seus primeiros conhecimentos artísticos vieram do treinamento que recebeu numa oficina de ourives. Trabalhou também, ainda na juventude, um curto período de tempo na oficina do artista Lorenzo Ghiberti.
Esteve em Roma no começo do século XV e estudou a arquitetura de vários edifícios romanos, além do Panteão.
Em 1405, Donatello retornou para Florença e deu início a uma série de trabalhos. Fez duas pequenas estátuas de profetas para a Catedral de Florença. Em 1408, trabalhou na elaboração do Duomo de Florença, participando com a escultura "Davi", feita em mármore.
No ano de 1410, terminou um de suas grandes obras, a estátua de "São João Evangelista". Exposta no portal central do Duomo, esta obra destacou-se por sua composição clássica e humana, sendo que foi realizada com estudos anatômicos.
Em 1417, terminou a escultura de "São Jorge" que havia sido encomendada pela guilda dos artesãos que fabricavam armaduras.
Em 1423, realizou outra importante obra, a escultura de "São Ludovico em Tolosa".
Entre os anos de 1415 e 1426 fez cinco esculturas para o Duomo: "O Profeta imberbe", "O Profeta barbudo", "O Sacrifício de Isaac", "Profeta Abacuc" e "O Profeta Jeremias".
Entre os anos de 1425 e 1427 trabalhou junto com artista plástico Michelozzo na produção do Battistero, monumento fúnebre do Papa João XXII. Neste trabalho, Donatello esculpiu em bronze o corpo do papa morto.
No começo da década de 1430, fez importantes trabalhos na cidade de Roma. Esculpiu, para a Basílica de São Pedro, o "Tabernáculo do Sacramento" (obra que terminou em 1433).
Entre os anos de 1437 e 1443, trabalhou na porta da Igreja de São Lourenço. Esculpiu “Apóstolos”, “Cosme e Damião”, “Mártires” e “Doutores da Igreja”.
Gattamelata: uma das obras mais conhecidas de Donatello. |
Entre os anos de 1443 e 1450, elaborou mais uma grande obra. Foi para a cidade de Pádua esculpir uma estátua equestre, em mármore, de Erasmo de Narni, conhecido como Gattamelata. Donatello usou como inspiração desta obra a estátua equestre de Marco Aurélio em Roma.
Retornou para Florença em 1453 e esculpiu, em madeira, a obra “Madalena”. Esta escultura, já nos últimos anos de sua vida, marca uma nova fase artística na vida de Donatello, pois privilegia a expressão do rosto e valoriza os sentimentos.
Em 1455, esculpiu a obra "Judite e Holofernes", encomendada por Piero de Médici. A obra é marcada por vários valores simbólicos sobre os sentimentos e comportamentos humanos.
O Banquete de Herodes (1427): relevo bronze de Donatello |
Características do estilo artístico de Donatello:
• Donatello foi um dos primeiros artistas ocidentais a retornar ao interesse clássico pelo realismo e pela representação da figura humana. Suas obras frequentemente retratavam o corpo humano de maneira naturalista e anatomicamente precisa, com uma compreensão clara de como o corpo se movia e se comportava.
• As esculturas de Donatello geralmente carregam forte ressonância emocional. Ele foi capaz de captar uma gama de experiências e sentimentos humanos, desde coragem e desafio até desespero e penitência.
• Donatello era um mestre da escultura em relevo (uma técnica em que o material esculpido é elevado acima do plano de fundo). Ele inventou o "rilievo schiacciato" (relevo raso), que usa a perspectiva para criar uma sensação de profundidade.
• Foi fortemente influenciado pela arte clássica da Grécia e Roma antigas. Ele combinou essa influência com suas próprias inovações para criar um estilo inovador. Sua estátua de bronze de "David" (c. 1440) foi a primeira obra em pé sem suporte de escultura em bronze da Renascença e a primeira escultura masculina nua independente feita desde a Antiguidade.
• Donatello não se limitou a figuras idealizadas de santos ou figuras da antiguidade. Ele também retratou indivíduos contemporâneos, como sua estátua equestre de Gattamelata (1447-1450), mostrando um grande interesse na personalidade e no caráter individual.
• Era conhecido por seu uso inovador de materiais e técnicas. Ele trabalhou em pedra, bronze, madeira e terracota, e seus trabalhos variam de estátuas independentes a relevos. Seus experimentos tiveram um impacto profundo no desenvolvimento da escultura renascentista.
• As obras de Donatello muitas vezes retratam um elemento narrativo vívido, com composições dinâmicas que sugerem o desenrolar de uma história.
Obras importantes de Donatello:
- São João Evangelista (1408-1415)
- O banquete de Herodes (1427)
- São Jorge matando o dragão (1416-1417)
- O Profeta Habacuque (1423-1425)
- Cantoria (1432-1439):
- A Madona Borromeu (1450)
- Gattamelata (1450)
- Madalena Penitente (1453-1455)
- A Virgem e o Menino (1455)
Estátua de Donatello (Galleria degli Uffizi, Florença) |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Fonte de referência:
- NOVA ENCICLOPÉDIA BARSA. [S.l.]: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. 1999. 1 CD-ROM.
- NOVA Enciclopédia de Biografias. Nova Friburgo: Planalto, 1979. v.4.
Vídeo indicado no YouTube:
- DONATELLO (História da Arte - #03) - Canal Parabólica