Michelangelo Buonarroti

Quem foi, biografia resumida de Michelangelo, representante das artes plásticas do Renascimento Italiano, obras principais, Davi, Pietá, estilo artístico

Réplica da obra Davi: um dos principais trabalhos do artista
Réplica da obra Davi: um dos principais trabalhos do artista

 

Introdução (quem foi)

 

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu na cidade de Capresse, Itália, no dia 6 de março de 1475. Porém, o artista passou parte de sua infância e adolescência na cidade de Florença. É considerado um dos principais representantes do Renascimento Cultural Italiano.

 

Biografia resumida e obras principais

 

Como grande parte dos pintores e escultores da época, Michelangelo começou a carreira artística sendo aprendiz de um grande mestre das artes. Seu mestre, que lhe ensinou as técnicas artísticas, foi Domenico Girlandaio. Após observar o talento do jovem aprendiz, Girlandaio o encaminhou para a cidade de Florença, onde ficou sob a proteção de Lourenço de Médici (governante de Florença e Duque de Urbino). Em Florença, recebeu influências artísticas de vários pintores, escultores e intelectuais da época, já que a cidade era um grande centro de produção cultural.

Em 1492, foi morar na cidade italiana de Bolonha, logo após a morte de Lourenço. Ficou nesta cidade por 4 anos, já que em 1496, recebeu um convite do cardeal San Giorgio para morar em Roma. San Giorgio tinha ficado admirado com a escultura em mármore Cupido, que havia comprado do artista. Nessa época, criou duas importantes obras, com grande influência da cultura greco-romana: Pietá e Baco. Ao retornar para a cidade de Florença, em 1501, criou duas outras obras importantes: Davi (veja imagem acima) e a pintura a Sagrada Família.

 

No ano de 1503, o artista recebeu um novo convite vindo de Roma, de Júlio II. Foi convocado para fazer o túmulo papal, obra que nunca terminou, pois constantemente era interrompido por outros chamados e tarefas. Entre os anos de 1508 e 1512, pintou o teto da Capela Sistina no Vaticano, sendo por isso comissionado por Leão X (veja abaixo a definição de mecenas). Neste período, também trabalhou na reconstrução do interior da Igreja de São Lourenço em Florença.

 

Entre os anos de 1534 e 1541, trabalhou na pintura O Último Julgamento, na janela do altar da capela Sistina. Em 1547, foi indicado como o arquiteto oficial da Basílica de São Pedro no Vaticano.

 

Morreu em 18 de fevereiro de 1564, aos 89 anos de idade, na cidade de Roma. Até os dias de hoje, Michelangelo é considerados um dos mais talentosos artistas plásticos de todos os tempos, junto com outros de sua época, como: Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Donatello e Giotto di Bondone.

 

* Mecenas = pessoas ricas e poderosas da época do Renascimento, que investiam nas artes como forma de conseguir reconhecimento e status perante a sociedade. Geralmente, eram príncipes, burgueses, bispos, condes e duques. Foram importantes para o desenvolvimento das artes plásticas e da literatura na época do Renascimento Cultural, pois injetaram capital nesta área. A burguesia, classe social em ascensão, e que lucrava muito com seu trabalho voltado para o comércio, viu no mecenato uma forma de alcançar o status da nobreza.

 

Relação das principais obras de Michelangelo:

 

- Afrescos do teto da Capela Sistina

 

- A criação de Adão

 

- Julgamento Final

 

- Martírio de São Pedro

 

- Conversão de São Paulo

 

- Cúpula da Basílica de São Pedro

 

- Esculturas: Davi, Leda, Moisés e Pietá.

 

- Retratos da família Médici

 

- Livro de poesias: Coletânea de Rimas

 

- A Madona dos degraus (relevo)

 

Frases de Michelangelo:

 

- "O amor é a asa rápida que Deus deu à nossa alma para que ela voe até o céu".


- "Alguns fazem muitas aquisições, outros aprendem perdendo".

- "Bem vindo é o sono, mais bem vindo o sono de pedra. Enquanto crime e vergonha continuam na Terra; Minha feliz sorte, não ver ou ouvir; Não me acordem - por piedade, sussurrem baixo".


Pieta, obra de Michelangelo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pieta, uma das obras mais conhecidas de Michelangelo (1499).

 

Curiosidade:

 

- De acordo com historiadores da arte, após finalizar a estátua Moisés, Michelangelo teria dito "Parla! Parla!" (Fala!Fala!).

 

 

Última revisão: 30/08/18
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).