Humanismo

O Humanismo é um conjunto de ideias e princípios focados na valorização dos valores humanos. Saiba mais no texto abaixo.

Humanismo: valorização das ações humanas no desenvolvimento dos valores morais
Humanismo: valorização das ações humanas no desenvolvimento dos valores morais

 

Definição - o que é

 

O Humanismo pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma que Deus é o criador destes valores.

 

Surgimento, desenvolvimento e principais características do Humanismo

 

O humanismo se desenvolveu e se manifestou em vários momentos da história e em vários campos do conhecimento e das artes. 

 

Humanismo na antiguidade clássica (Grécia e Roma): manifestou-se principalmente na filosofia e nas artes plásticas. As obras de arte, por exemplo, valorizavam muito o corpo humano e os sentimentos.

 

Humanismo no Renascimento: nos séculos XV e XVI, os escritores e artistas plásticos renascentistas resgataram os valores humanistas da cultura greco-romana. O antropocentrismo (homem é o centro de tudo) norteou o desenvolvimento intelectual e artístico desta fase. Nessa fase, podemos destacar também, principalmente nas Artes Plásticas, a busca pela perfeição e beleza estética.


Positivismo: desenvolveu-se na segunda metade do século XIX. Valorizava o pensamento científico, destacando-o como única forma de progresso. Teve em Auguste Comte seu principal idealizador.

 

Retrato de Thomas More
Thomas More: filósofo inglês do século XVI e um dos principais humanistas do Renascimento.



 

 



Última revisão: 22/09/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).