O Barroco: contexto histórico, autores e obras
O Barroco foi um estilo artístico e literário que valorizou muito os temas religiosos e o uso de detalhes nas obras de arte e literatura.
O que foi e origem
O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do Barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.
Contexto histórico do Barroco
O Barroco se desenvolveu no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.
A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a ideia de irregularidade.
O período final do Barroco (século XVIII) é chamado de Rococó e possui algumas peculiaridades, embora as principais características do Barroco estão presentes nesta fase. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos). Os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes também aparecem com frequência.
BARROCO EUROPEU
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade. As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva.
As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.
O pintor renascentista italiano Tintoretto é considerado um dos precursores do Barroco na Europa, pois muitas de suas obras apresentam, de forma antecipada, importantes características barrocas.
Podemos citar como principais artistas do barroco: o espanhol Velásquez, os italianos Caravaggio, Andrea Pozzo e Lorenzo Bernini, os belgas Van Dyck e Frans Hals, os holandeses Rembrandt e Vermeer e o flamengo Rubens.
As Meninas de Diego Velásquez (1656): exemplo de pintura barroca |
A música barroca
A música barroca, originada na Europa por volta de 1600 e durando até cerca de 1750, foi um período distinto na história da música ocidental. Esta era seguiu o Renascimento e precedeu o período Clássico. Conhecida por seus detalhes ornamentados, estruturas complexas e expressividade emotiva, a música barroca foi criada em conjunto com mudanças dramáticas nas artes e ciências durante o auge da Revolução Científica e no auge do Iluminismo.
A música barroca é frequentemente caracterizada por sua ornamentação elaborada, linhas melódicas intrincadas e um forte senso de tonalidade. O período viu o desenvolvimento de importantes formas musicais que moldaram a música até hoje, incluindo o concerto, a sonata e a ópera. Além disso, a época marcou a introdução da música instrumental como um dos principais focos de inovação composicional, igual ou até superior à música vocal, que teve primazia durante o Renascimento.
Vários compositores influentes surgiram durante este período, incluindo Johann Sebastian Bach, George Frideric Handel e Antonio Vivaldi. As contribuições de Bach incluem obras complexas como os Concertos de Brandemburgo e a Missa em si menor. Handel é celebrado por seus oratórios, particularmente o Messias, e Vivaldi por seu conjunto de concertos para violino, The Four Seasons. Sua música, rica em emoção e maestria técnica, ainda hoje é amplamente tocada e apreciada.
A era barroca terminou na época da morte de Johann Sebastian Bach em 1750, dando lugar à clareza, equilíbrio e simplicidade do período clássico. No entanto, as inovações e o impacto do período barroco na história da música permanecem profundos, estabelecendo muitos dos fundamentos da música ocidental como a conhecemos.
Arquitetura Barroca
- Uso, nas plantas arquitetônicas, de espaços centralizados, formatos ovais e da cruz grega. Estes elementos são utilizados para a obtenção de maior movimento nas estruturas arquitetônicas.
- Fachadas com impressão de movimento. Este efeito era obtido com o uso de corpos com aletas, convexos e côncavos. As linhas retas do Renascimento foram substituídas pelas curvas. Com isso, além do movimento, ocorria a valorização da luz.
- Uso de colunas coríntias como suportes. Uso de arco de meio ponto.
- Ênfase em elementos decorativos variados e exuberantes. Esses elementos se apresentam em liberdade com relação às estruturas arquitetônicas. O foco fica no destacado papel da luz.
- Igrejas com cúpulas muito bem desenvolvidas.
- Uso de forma irregulares nas plantas, no interior e exterior da construção.
- Variedade nos tipos de edifícios. Os arquitetos barrocos projetaram palácios, igrejas, pontes, prédios públicos, entre outros.
- A arquitetura barroca também optou pela valorização da grandiosidade da construção.
Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto, Minas Gerais): exemplo de arquitetura barroca brasileira. |
Principais arquitetos do barroco:
- Carlo Rinaldi: arquiteto italiano.
- Carlo Maderno: arquiteto italiano.
- Gian Lorenzo Bernini: escultor e arquiteto italiano.
- Pietro de Cortona: pintor e arquiteto italiano.
- Francesco Borromini: arquiteto italiano.
- Jules Hardouin Mansart: arquiteto francês.
- Jacques Lemercier: arquiteto e engenheiro francês.
- Baltassare Longhena: arquiteto italiano.
- Nicolau Nasoni: arquiteto e decorador italiano que trabalhou em Portugal.
- Fischer von Erlach: escultor e arquiteto austríaco.
- Christopher Wren: matemático, astrônomo e arquiteto inglês.
Palácio Carignano no centro da cidade italiana de Turim: exemplo de arquitetura barroca. |
CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM DO BARROCO NA LITERATURA:
- Presença marcante do rebuscamento no estilo e na linguagem.
- Abordagem de temas conflitantes presentes na vida dos seres humanos do século XVII como, por exemplo, a vida terrena (material) em contraposição à vida espiritual e o antropocentrismo (homem no centro do mundo) em oposição ao teocentrismo (Deus no centro de todas as coisas).
- Uso de muitas e variadas figuras de linguagem. As hiperboles (exageros) e hiperbatos (inversão da ordem natural das palavras na oração) são muito presentes nos textos barrocos.
- Os escritores barrocos utilizaram vocabulário rebuscado, raro e de grande riqueza.
- Uso de jogos sonoros com as palavras.
BARROCO NO BRASIL
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultural e artística em pleno desenvolvimento.
O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).
Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde (Mestre Ataíde) e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.
Anjo com Cálice da Paixão, obra barroca de Aleijadinho (Santuário de Matosinhos, Minas Gerais). |
BARROCO NA LITERATURA BRASILEIRA
As principais características da literatura barroca brasileira foram: estilo rebuscado e abordagem de temas conflitantes (antagônicos). O marco inicial do Barroco na Literatura do Brasil foi a publicação da obra Prosopopeia, em 1601, de Bento Teixeira.
Principais escritores do Barroco Brasileiro:
Bento Teixeira (1561-1600): foi o precursor do Barroco no Brasil. Foi um importante poeta luso-brasileiro.
Principal obra: Prosopopeia (1601).
Gregório de Matos (1636-1696): também conhecido pelo apelido de “Boca do Inferno”, foi um importante escritor barroco brasileiro. Sua obra se caracterizou, principalmente, pela poesia satírica, erótica, lírica e religiosa.
Principais poemas: Senhora Dona Bahia, No dia em que fazia anos e Buscando a Cristo.
Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711): poeta barroco baiano. Ele foi o primeiro escritor nascido no Brasil a ter uma obra literária publicada.
Principais obras: Mal amigo (1663) e A ilha de Maré (1705) e Música do Parnaso (1705).
Manuel de Santa Maria de Itaparica (1704-1768): foi um poeta e frade franciscano baiano. Esse escritor barroco brasileiro foi muito influenciado pelo estilo literário do grande poeta português Camões.
Principal obra: O Oriente Conquistado a Jesus Cristo (1769, obra póstuma).
Frei Vicente de Salvador (1564-1639): foi um frei franciscano e poeta barroco brasileiro. Escreveu também obras sobre a História do Brasil. Ficou conhecido como o “Heródoto brasileiro”, uma referência ao grande historiador da Grécia Antiga, que é conhecido como “O pai da História”.
Principais obras: História do Brasil de 1500 a 1627 (1627) e Crônica da Custódia do Brasil (1617).
Gregório de Matos Guerra: um dos principais poetas da literatura barroca brasileira. |
Exemplos de obras de arte (pinturas) do Barroco e autores:
A morte da Virgem (1601-06)
Autor: Caravaggio (pintor italiano)
A descida da cruz (1610-11)
Autor: Peter Paul Rubens (pintor flamengo)
Luís XIII quando criança (1611)
Autor: Frans Pourbus, o Moço (pintor holandês)
Cristo em casa de Marta e Maria (1618)
Autor: Velázquez (pintor do barroco espanhol)
A cozinheira (1620)
Autor: Bernardo Strozzi (pintor do barroco italiano)
Anunciação (1616)
Autor: Giovanni Lanfranco (pintor do barroco italiano)
A ordenação de São Guilherme (1620)
Autor: Giovanni Francesco Barbieri Guercino (pintor italiano)
O rapto das filhas de Leucipo (1618)
Autor: Peter Paul Rubens (pintor flamengo)
Odisseu e Nausícaa (1619)
Autor: Pieter Lastman (pintor do barroco holandês)
O desembarque de Maria de Médicis em Marselha (1623)
Autor: Peter Paul Rubens (pintor flamengo)
A melancolia (1620)
Autor: Domenico Fetti (pintor italiano)
A coroação de espinhos (1620)
Autor: Antoon van Dyck (pintor do barroco flamengo)
O sacrifício de Abraão (1624)
Autor: Johann Liss (pintor do barroco alemão)
O cavalheiro sorridente (1624)
Autor: Frans Hals (pintor do barroco holandês)
O banquete dos oficiais da guarda civil de São Adriano (1627)
Autor: Frans Hals (pintor do barroco holandês)
O triunfo de Baco ou Os ébrios (1629)
Autor: Diego Velázquez (pintor do barroco espanhol)
A captura de Cristo (1602)
Autor: Caravaggio (pintor do barroco italiano)
Cigana (1626)
Autor: Frans Hals (pintor do barroco holandês)
Cristo na Cruz (1627)
Autor: Francisco de Zurbarán (pintor barroco espanhol)
O tempo vencido pela esperança e beleza (1627)
Autor: Simon Vouet (pintor do barroco francês).
A família do artista (1621)
Autor: Jacob Jordaens (pintor brabantino).
Ressurreição de Cristo (1603)
Autor: Giovanni Baglione. (pintor italiano)
A Assunção da Virgem Maria (1625): obra barroca de Rubens. |
Apresentação de Jesus no templo (1625): obra do pintor barroco italiano Guercino. |
Ressurreição de Cristo (1603): obra de Giovanni Baglione. |
A família do Artista (1621): pintura de Jacob Jordaens. |
LITERATURA BARROCA PORTUGUESA
A Literatura Barroca Portuguesa teve seu início no final do século XVI. Esse período estendeu-se até meados do século XVIII, quando surgiu um novo estilo literário: O Arcadismo.
Também conhecido como Seiscentismo, o Barroco na literatura Portuguesa teve como nome de maior destaque o padre Antônio Vieira, autor de “Sermões”.
Foi um período marcado por divergências e conflitos no campo religioso e dificuldades na economia.
Principais aspectos:
- Enfase no Homem (antropocentrismo) em oposição a Deus (Teocentrismo).
- Valorização exacerbada dos detalhes.
- Presença, as obras, de conflito entre religiosidade e paganismo.
- Figuras de linguagem: Metáfora, antítese, paradoxo, hipérbole, etc.
- Uso de linguagem mais rebuscada (cultismo) e também do conceptismo (ideias de raciocínio lógico e uso de conceitos).
- Destaque da inconstância, da mudança.
Principais escritores barrocos portugueses:
- Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622).
- Francisco Manuel de Melo (1608-1666)
- Padre Manuel Bernardes (1644-1710)
- Padre Antônio Vieira (1608-1697) - autor de maior importância no Barroco Português).
- Jerónimo Baía (1620-1688)
- Antônio José da Silva (1705-1739)
Obras de destaque:
- Sermão da Sexagésima (1655) – Padre Antônio Vieira
- Sermão de Santo Antônio aos peixes (1654) - Padre Antônio Vieira
- Carta de Guia de Casados (1651) - Francisco Manuel de Melo
- O Pastor Peregrino (1608) - Francisco Rodrigues Lobo
- Luz e Calor (1696) - Padre Manuel Bernardes
- Tarde de Verão (1670) - Jerónimo Baía
- Vida do grande D. Quixote de la Mancha e do gordo Sancho Pança (1733) - Antônio José da Silva.
Padre Antônio Vieira: importante escritor do barroco português e brasileiro. |
TESTE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O BARROCO:
Testes sobre o Barroco (respostas no final da página)
1. Qual das alternativas abaixo define de forma correta o Barroco?
A – O Barroco foi um movimento exclusivamente literário, que ocorreu na Europa na segunda metade do século XV.
B – O Barroco foi um movimento ocorrido na Artes Plásticas, durante todo século XVI, e teve como principal representante o escultor italiano Michelangelo.
C – O Barroco foi um movimento literário e musical, que se iniciou no Brasil em 1600, a partir das obras de Aleijadinho.
D – O Barroco foi um movimento artístico e cultural, ocorrido no século XVII, nas áreas da Literatura, Arquitetura, Pintura, Escultura e Música.
2. Qual das alternativas abaixo apresenta duas importantes características do Barroco nas Artes Plásticas:
A – Presença de detalhes nas obras de arte e de dualismo nos textos poéticos.
B – Obras de arte (pinturas e esculturas) simples (sem detalhes) e poesias pouco criativas.
C – Esculturas e pinturas abstratas e músicas sem presença de instrumentos musicais.
D – Literatura realista (temas cotidianos e sociais) e pinturas de temas exclusivamente ligados à mitologia greco-romana.
3. Qual das alternativas abaixo apresenta o nome e a área artística de um dos principais nomes do Barroco brasileiro?
A – Cervantes, literatura.
B – Aleijadinho, literatura.
C – Aleijadinho, escultura.
D – Padre Antônio Vieira, pintura.
4. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de artistas plásticos ligados ao Barroco europeu?
A – Aleijadinho, Caravaggio, Van Gogh e Peter Paul Rubens.
B – Gregório de Matos, Caravaggio, Peter Paul Rubens e Rafael Sanzio.
C - Peter Paul Rubens, Leonardo da Vinci, Andrea Pozzo e Pablo Picasso.
D – Caravaggio, Andrea Pozzo, Peter Paul Rubens e Bernini.
5. Qual das alternativas abaixo apresenta o nome de dois importantes escritores do Barroco na Literatura Brasileira?
A – Machado de Assis e Gregório de Matos Guerra.
B – Gregório de Matos Guerra e Padre Antônio Vieira.
C – Padre Antônio Vieira e Padre José de Anchieta.
D – Luís de Camões e Padre Antônio Vieira.
6. Qual das alternativas abaixo apresenta características literárias da poesia barroca?
A – Valorização de temas latinos e greco-romanos, uso de linguagem simples, ausência de dualismo, excesso de figuras de linguagem (principalmente metáforas).
B – Valorização de temas românticos, linguagem técnica, presença de gírias de época e ausência de detalhes.
C – Presença de contradições, dualidades, linguagem rebuscada, jogo de palavras e uso de figuras de linguagem (principalmente metáforas, antíteses e hipérboles).
D – Presença de temas religiosos, linguagem popular, ausência de figuras de linguagem e uso excessivo de expressões estrangeiras.
7. Qual das alternativas abaixo apresenta dois importantes estilos literários do Barroco brasileiro e português?
A – Conceptismo e Cultismo.
B – Trovadorismo e Cultismo.
C – Gongorismo e Quinhentismo.
D – Conceptismo e Arcadismo.
Respostas das questões:
1. D | 2. A | 3. C | 4. D | 5. B | 6. C | 7. A
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Fontes de referência utilizadas na elaboração desse artigo:
- TUFANO, Douglas. Estudos da Literatura brasileira. São Paulo: Editora Moderna, 1999.
- PEREIRA, Sônia Gomes. História da Arte no Brasil – Textos de Síntese. São Paulo: Editora Nacional, 2015.
- MENEZES, Raimundo de. "Barroco: arte e contrarreforma". São Paulo: Editora Moderna, 1994.
Vídeos indicados no YouTube:
- BARROCO NO BRASIL | QUER QUE DESENHE? (Canal Descomplica)