Heródoto
Conheça a biografia resumida desse importante historiador grego do século V a.C., obras e outros dados.

Quem foi
Heródoto foi um importante historiador da antiguidade. Conhecido como o “pai da História”, nasceu na cidade de Helicarnasso (atual Bodrum na Turquia) por volta de 485 a.C. e morreu em 430 a.C.
Obras e temas retratados por Heródoto
Escreveu suas obras em dialeto jônico, pois Helicarnasso era uma cidade da antiga Grécia.
Sua principal obra, escrita por volta de 440 a.C. ganhou o nome de Histórias e foi dividida em 9 livros: Clio, Euterpe, Tália, Melpômene, Terpsícore, Erato, Polímnia, Urânia e Calíope. A obra também é composta por um encerramento.
Além de fatos históricos da Antiguidade, principalmente da Grécia Antiga, as obras de Heródoto retratam aspectos do comportamento humano. Lendas e informações fantasiosas também aparecem em sua obra. Estas últimas informações não comprometem a importância histórica de seus relatos, pois a maioria deles foram confirmados, posteriormente, por historiadores.
As Guerras Médicas, entre gregos e persas, é o tema de destaque em suas obras. No livro II (Euterpe), Heródoto faz um importante relato histórico sobre o Egito Antigo, destacando a Geografia, História, Religião, costumes e vida dos faraós.
Curiosidade histórica:
- É de Heródoto a famosa frase: "O Egito é uma dádiva do Nilo". Em função da importância desse rio para a civilização egípcia, o "pai da História" concluiu que o Egito só existia graças ao rio Nilo.
|
Estátua de Heródoto localizada na frente do parlamento da Áustria. |
Última revisão: 30/01/2023
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
O espelho de Heródoto
Autor: Hartog, François
Editora: UFMG
A morte de Heródoto
Autor: Soares, Carmem I. L.
Editora: Calouste Gulbenkian